Marcelo diz que agricultores portugueses são excecionais

Marcelo diz que agricultores portugueses são excecionais

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje, em Lisboa, que os agricultores Portugueses “são excecionais”, destacando o papel do setor durante os primeiros meses da pandemia de covid-19.

“Os agricultores portugueses são excecionais e foram excecionais durante o período inicial da pandemia. A agricultura não para e não parou, e isso foi […] fundamental em período de confinamento”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na cerimónia de encerramento da apresentação do documento “Ambição Agro 2020-30”, elaborado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Em causa está um conjunto de propostas, hoje apresentadas em Lisboa, que pretendem enquadrar a visão do setor agrícola na recuperação económica do país.

Para o Presidente da República, o sucesso da declaração do Estado de Emergência e das suas sucessivas renovações, “com confinamento voluntário, está ligado largamente à garantia que os agricultores deram” e também ao setor do comércio e da indústria.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, foi essa garantia que permitiu “que não houvesse um vazio económico e social superior ao que tinha de existir pelas circunstâncias”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comente este artigo
Anterior UMinho cria "app" que vai alertar agricultores sobre mudanças climáticas
Próximo Incêndio em pecuária de Ferreira do Alentejo matou cerca de mil leitões

Artigos relacionados

Sugeridas

Medidas de Apoio Excecionais e Temporárias – 6.ª vaga (3.ª Tranche)

[Fonte: IFAP]
Informa-se que se encontram abertas, a partir de 22 de março de 2018, as retiradas de mercado para distribuição gratuita no âmbito das “Medidas de Apoio Excecionais e Temporárias – 6.ª vaga”, […]

Notícias inovação

Dia aberto do GO REGACORK – Rega de Sobreiros

A equipa Pró-Flormed da Universidade de Évora e do Centro de Investigação MED organizou, no passado dia 12 de Fevereiro de 2020, em […]

Nacional

Açores duplica apoios de incentivos à produção de bovinos cruzados

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura dos Açores, melhorou o denominado ‘programa de cruzados‘, […]