Presidente do Governo reconheceu quebra de produção da castanha na sequência das condições atmosféricas em outubro. Miguel Albuquerque assegurou apoios aos produtores e reiterou ser objetivo da Região manter a produção de qualidade daquele fruto
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve nesta quarta-feira na Festa da Castanha, no Curral das Freiras, onde apontou para a quebra de produção registada este ano devido às condições meteorológicas desfavoráveis em duas semanas consecutivas de outubro.
Nesse sentido, o Chefe do Governo indicou que o Executivo está a equacionar formas de, não só apoiar os produtores face às perdas de produção, como também na estratégia a adotar para a renovação do castanheiro.
«Vai haver uma reunião para a semana entre a Senhora Secretária de Agricultura e os produtores, no sentido de ver uma forma de compensação para a quebra de produção e a estratégia para o futuro de renovação das espécies de castanheiro», disse Miguel Albuquerque.
O governante diz que a quebra de produção associada às condições meteorológicas não põe em causa a cultura de castanheiro nos concelhos de Câmara de Lobos e da Ribeira Brava, recordando que a produção de castanha em 2022 ascendeu às 112 toneladas, representando vendas na ordem dos 380 mil euros.
«É preciso renovarmos também os castanheiros aqui, no Curral», explicou ainda o governante.
«Vamos fazê-lo em conformidade com os objetivos: manter a boa produção, a sua qualidade e apoiar os nossos produtores», acrescentou.
Nota envida pelo Governo Regional da Madeira.