Mais de 600 fogos registados na última semana

Mais de 600 fogos registados na última semana

Na última semana a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou mais de 600 incêndios. Os distritos de Viana do Castelo, Porto e Braga foram os mais afetados.

“Desde o dia 23, que foi o dia que começamos a fazer o incremento das forças no terreno, com o elevar do estado de alerta especial para o nível azul, ocorreram 606 ocorrências de incêndios rurais”, diz à Renascença Alexandre Penha, adjunto de operações da ANPC.

O dia mais grave foi dia 28 com 147 incêndios.

Nos últimos dias, o país tem assistido a uma subida das temperaturas, o que levou as autoridades a colocar o país em Situação de Alerta.

Os crimes de incêndio florestal já levaram à detenção de 20 pessoas desde janeiro. Outras 114 pessoas foram identificadas pela Guarda Nacional Republicana (GNR) pelo mesmo crime.

Em 2018, entre 1 de janeiro e 15 de setembro, registaram-se 9.725 incêndios rurais em Portugal, que resultaram em 38.223 hectares de área ardida, revela o relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Preço dos combustíveis sofre alterações nos Açores
Próximo Há autarquias que continuam sem planos de defesa da floresta contra incêndios

Artigos relacionados

Comunicados

Ministro do Ambiente grava mensagem sobre a prevenção estrutural contra incêndios

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, gravou uma mensagem de agradecimento aos profissionais do Instituto da […]

Nacional

Agromais Plus realiza XVII Encontro de Agricultores

O XVII Encontro de Agricultores da Agromais Plus teve lugar a 28 de Fevereiro, nas instalações da empresa na Golegã. Segundo comunicado da Agromais Plus, […]

Últimas

Montalegre: está aberta a VI Semana do Barrosão em Salto

A sexta edição da “Semana do Barrosão” está oficialmente aberta. Trata-se de um evento que decorre, até domingo, 28 de Julho, […]