Há autarquias que continuam sem planos de defesa da floresta contra incêndios

Há autarquias que continuam sem planos de defesa da floresta contra incêndios

[Fonte: Rádio Renascença]

Já foi aprovado, mas só no final do ano é que o Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Póvoa de Lanhoso deverá entrar em vigor. A autarquia culpa a burocracia inerente ao processo pela demora na implementação do plano que começou a ser revisto há seis anos.

“Se na minha opinião é tarde? É sempre tarde, porque o plano em vigor é de 2017 e está desatualizado. Iniciámos o processo de revisão em 2013. Estamos em 2019. O processo é longo”, lamenta o vereador da Proteção Civil, André Rodrigues.

Até lá e, depois da aprovação do PDFCI em fevereiro, segue-se a discussão pública, as deliberações nos órgãos municipais (câmara e assembleia municipais) e “só, depois, é publicado em Diário da Republica e entra em funcionamento”, explica o responsável. “Em principio só no fim do ano é que entrará em vigor”.

Para trás, ficam os chumbos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas às propostas apresentadas pelo município da Póvoa de Lanhoso. Em causa, explica André Rodrigues, esteve “a delimitação das áreas de perigosidade” impostas pelo ICNF.

“O PDFCI é importante? É. Contudo também tem de ir ao encontro das populações e não pode colocar demasiadas restrições ao que é a urbanização de um concelho”, reclama o vereador.

Nada que coloque em causa a segurança de bens e de pessoas, diz o responsável que garante que, apesar do plano não estar ainda em vigor, “a autarquia está a respeitar todas as regras”.

Comente este artigo

O artigo Há autarquias que continuam sem planos de defesa da floresta contra incêndios foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Mais de 600 fogos registados na última semana
Próximo Agricultores de Pombal querem apoios para combater prejuízos causados por javalis

Artigos relacionados

Nacional

Três bombeiros sofreram ferimentos ligeiros em incêndio

[Fonte: Rádio Renascença]

Três bombeiros sofreram ferimentos ligeiros quando combatiam as chamas no incêndio florestal que deflagrou esta segunda-feira à tarde no concelho de Alandroal, distrito de Évora, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que os três bombeiros foram transportados para o Hospital de Santa Luzia, […]

Notícias Inovação

Trigger Systems deixou as adversárias KO e vai a Singapura representar Portugal

[Fonte: Observador]
Startup que atua na área da sustentabilidade venceu o Get In The Ring Cascais e ganhou um bilhete para representar Portugal na final mundial, que se realiza em maio, em Singapura.
Há muitas batalhas no mundo empresarial mas nem todas são tão óbvias como esta: “Ladies and gentlemen, […]

Últimas

Dominado fogo no concelho de Mafra

O fogo rural que deflagrou no domingo em Santa Isidoro, em Mafra, obrigando a mobilizar mais de 170 operacionais, foi dominado, segundo informação da Proteção Civil.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]