Mais de 100 expositores na Feira da Luz/Expomor em Montemor-o-Novo

Mais de 100 expositores na Feira da Luz/Expomor em Montemor-o-Novo

Mais de 100 expositores marcam presença na edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo (Évora), que arranca na quarta-feira, para afirmar a economia local mostrar as potencialidades económicas do concelho.

A feira, no Parque de Exposições da cidade, decorre em paralelo, até à próxima segunda-feira, com o certame agropecuário Expomor, no Parque de Leilões de Gado, numa organização conjunta do município e da APORMOR – Associação de Produtores de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo.

O evento é, anualmente, “um ponto de encontro e de reencontro dos montemorenses” e “um marco que assinala o fim de um ciclo agrícola e o começo de outro”, destacou a autarca de Montemor-o-Novo, Hortênsia Menino, citada pela câmara.

“É um espaço de excelência para o entretenimento coletivo e para a afirmação da economia local” e uma “oportunidade para poder mostrar o que de melhor existe” no concelho “em termos de inovação, atividades económicas, cultura, trabalho do movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição”, frisou.

No global, disse hoje à agência Lusa fonte do município, vão estar presentes “mais de 100 expositores” de diversos setores de atividade, que aproveitam o certame para realizar negócios, partilhar contactos ou como “ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas”.

A exposição principal desta edição, no Pavilhão de Exposições, é subordinada ao tema ‘Feira da Luz: Pessoas, Vivências e Memórias’.

A mostra, disse a autarca, vai proporcionar “uma viagem mágica no tempo com a exposição das memórias da Feira da luz ao longo dos séculos, registadas através de vários tipos de documentação”.

Sendo Montemor-o-Novo o concelho considerado a “capital” da produção pecuária extensiva, o público vai poder assistir no Parque de Leilões, adjacente ao Parque de Exposições, a mostras e a concursos de gado ovino ou bovino, entre outros.

“É uma mostra única no país pela quantidade, qualidade e diversidade do efetivo pecuário aqui exposto”, assinalou a presidente da câmara municipal.

Leilões, degustações, colóquios e ‘workshops’ ligadas ao setor agrícola e agropecuário são outras das vertentes da Expomor.

A “banda sonora” da Feira da Luz, no palco principal, conta com concertos de grupos como os Tais Quais, The Gift ou Quatro e Meia, assim como de artistas como Boss AC, Gisela João e Aurea ou a tradicional Noite de Folclore, com o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense e convidados.

No Palco das Tasquinhas, os concertos programados são de Manuel Guerra, Corações de Atum, Branko, Kumpania Algazarra e Pura Mob Keys.

Tasquinhas e de restaurantes, um espaço para as empresas do concelho, um para as freguesias, outro para o artesanato e ainda um dedicado aos pequenos agricultores, atividades desportivas, feira do livro, concurso de mel, feira franca, divertimentos, espaço Brincafeira para os mais pequenos e uma corrida de toiros são outras das atrações do programa, de acordo com o município.

Fonte: Sapo.pt

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Suínos – Informação Semanal – 19 a 25 Agosto 2019
Próximo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 19 a 25 Agosto 2019

Artigos relacionados

Sugeridas

Montalegre defende batidas ao javali em concertação com Espanha para diminuir prejuízos na agricultura

A directora regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, na sequência da reunião corrida em Junho último, regressou a Montalegre para […]

Dossiers

Oferta de emprego – Técnico Agrícola – Engenheiro Agrónomo – Odemira

Sousa Prado & Filhos, Agropecuária Lda é uma pequena empresa familiar em crescimento no sector agrícola e pecuário localizado […]

Nacional

Marcolino Sebo lança Visconde de Borba Rosé 2018

A Marcolino Sebo Wines and Oils acaba de lançar o Visconde de Borba Rosé 2018, um vinho produzido a partir das castas aragonez e alfroucheiro. […]