Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 19 a 25 Agosto 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos analisados, de <12 Kg, 22-28 Kg e de >28 Kg, voltaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi fraca na área de mercado da Guarda, relativamente fraca em Castelo Branco e média na Cova da Beira; a procura foi relativamente animada em Castelo Branco e animada na Cova da Beira e na Guarda. As cotações dos borregos de <12 Kg não apresentaram quaisquer alterações.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi relativamente animada em Coimbra e animada em Viseu. A procura já começa a acusar uma pequena diminuição, o que é normal para a época, mas apesar disso, as cotações dos borregos de <12 Kg mantiveram-se estáveis, nas duas áreas.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi relativamente abundante e a procura relativamente fraca. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas com excepção de Elvas em que foi relativamente fraca. As cotações não registaram quaisquer alterações em relação à semana anterior.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi média e a procura relativamente animada. As cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg subiram de novo nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +15 cêntimos / Kg.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg subiu novamente em relação à semana anterior na região de Trás-os-Montes (+25 cêntimos / Kg); estabilidade destes animais na Beira Interior e na Beira Litoral.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas três áreas de mercado, Cova da Beira, Guarda e Sertã; a procura foi relativamente fraca na Sertã e animada na Cova da Beira e na Guarda. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi média em Coimbra e animada em Viseu, tendo aumentado nas últimas semanas, sendo válido também para as cabras de refugo. Subida da cotação mín. dos cabritos de <10 Kg em Viseu (+25 cêntimos / Kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram médias. As cotações dos cabritos de <10 Kg subiram novamente em relação à semana anterior nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi média nas duas áreas de mercado analisadas, Alentejo Norte e Estremoz; a procura foi fraca no Alentejo Norte e relativamente fraca em Estremoz. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg, e dos animais adultos nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Mais de 100 expositores na Feira da Luz/Expomor em Montemor-o-Novo
Próximo Negotiations for the EU Budget *Monthly News* June 2019

Artigos relacionados

Sugeridas

Comité científico consultivo da Mercadona apresenta as prioridades na segurança alimentar

O Comité Científico Consultivo da Mercadona existe há 16 anos para garantir a segurança alimentar nos produtos da empresa de supermercados

Seis investigadores de renome no campo da nutrição, […]

Nacional

A Graciosa e o Alho

A Graciosa, a segunda ilha mais pequena da Região Autónoma dos Açores (60,7 km2), representa 2.6 % do território açoriano, sendo também a menos montanhosa (405 metros de altitude máxima no bordo sul da Caldeira).O clima é […]