O abrandamento da procura de pasta na Europa levou as receitas totais do grupo a recuarem 18,2% no primeiro semestre deste ano, período em que quase duplicou o investimento.
A Altri registou no primeiro semestre deste ano um lucro de 28 milhões de euros, o que representa um recuo de 59,8% face aos 69,6 milhões apresentados no mesmo período de 2022.
Em comunicado, o grupo refere que até junho as receitas totais atingiram 426,6 milhões de euros, menos 18,2% face ao período homólogo, o que atribui “a uma rápida evolução negativa dos preços da pasta hardwood, consequência de uma diminuição na procura global de pasta, que acabou também por afetar os volumes vendidos”.
Na primeira metade do ano as vendas recuaram, em volume, 10,8% em comparação com o período homólogo, devido “ao efeito de destocking, em consequência do abrandamento global da procura de pasta”, acrescenta.
O EBITDA atingiu os 81,2 milhões de euros, menos 37,9% do que há um ano.
O investimento, por seu lado, quase duplicou para 36,2 milhões de euros nos primeiros seis meses, aí se incluindo cerca de 14,2 milhões relacionados com a nova caldeira de biomassa para a unidade industrial Caima.
“Perante o forte aumento do investimento (92,5%), mas também a distribuição de um dividendo em numerário, a […]