Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram em Berlim, no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do Mundo, os resultados da sua campanha conjunta de exportação: no total, no ano de 2018 e até à data, foram exportadas 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, representando um crescimento de 13% face ao ano anterior, um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio sector, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas o ano passado.

A exportação de pêra Rocha continua com uma performance bastante positiva, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha. Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, mais 17% que na campanha anterior, das quais 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, um aumento de 20% em relação à campanha do ano passado, garantindo assim que todas as 3 mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pêra Rocha.

Comprometido em apoiar a produção nacional e em dar a conhecer a qualidade e frescura das frutas e legumes portugueses, o Lidl Portugal exportou também, durante 2018, em parceria com a Portugal Fresh, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 mil toneladas de couve coração, um crescimento de 13% e 44% respectivamente, para além de maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Em resultado da parceria iniciada em 2014, estas duas entidades já exportaram um total de 36 mil toneladas de pêra Rocha para países como a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, das quais 67% exclusivamente para a Alemanha.

Bruno Pereira, administrador com o pelouro das Compras do Lidl Portugal, afirma: «O principal objectivo do Lidl Portugal, com a exportação, é ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes. Além de facilitarmos a criação de sinergias, procuramos estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções. A parceria com a Portugal Fresh tem sido preponderante para o sucesso do aumento das exportações e manter-se-á no futuro, sempre com o fim máximo de levar Portugal e o seu sabor aos restantes mercados».

Por usa vez, Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh refere: «A parceria com o Lidl Portugal permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão e abre excelentes perspectivas para outros mercados onde o Lidl marca presença. Esta parceria conseguiu juntar esforços entre várias empresas portuguesas que tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos pelo cliente. Tem sido um enorme sucesso e tem contribuído para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade.»

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores

Anterior Governo Regional investe este ano 6,5 milhões de euros em caminhos rurais e florestais
Próximo Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

Artigos relacionados

Nacional

Aberto novo concurso do Programa Nacional de Regadios com dotação global de 93 ME

[Fonte: Gazeta Rural]

O concurso para a segunda fase do Programa Nacional de Regadios já está aberto e conta com uma dotação global de 93 milhões de euros para financiar projetos situados no Alentejo, anunciou o Ministério da Agricultura. […]

Nacional

Presidente angolano garante que dívidas a empresas portuguesas são para pagar

[Fonte: Jornal de Negócios]

Em entrevista à RTP, em Luanda, na véspera do início da visita de Estado a Angola do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o chefe de Estado angolano revelou que, desde a visita que fez a Portugal, […]

Últimas

Produção em modo biológico nos Açores vai ter mais ajudas do POSEI em 2020

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Director Regional revelou que, à semelhança de 2019, o Governo dos Açores pretende continuar a majorar positivamente as ajudas do POSEI em 2020 nas produções em modo biológico e, no futuro, introduzir melhorias nos apoios existentes à manutenção da agricultura biológica, […]