Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram em Berlim, no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do Mundo, os resultados da sua campanha conjunta de exportação: no total, no ano de 2018 e até à data, foram exportadas 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, representando um crescimento de 13% face ao ano anterior, um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio sector, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas o ano passado.

A exportação de pêra Rocha continua com uma performance bastante positiva, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha. Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, mais 17% que na campanha anterior, das quais 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, um aumento de 20% em relação à campanha do ano passado, garantindo assim que todas as 3 mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pêra Rocha.

Comprometido em apoiar a produção nacional e em dar a conhecer a qualidade e frescura das frutas e legumes portugueses, o Lidl Portugal exportou também, durante 2018, em parceria com a Portugal Fresh, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 mil toneladas de couve coração, um crescimento de 13% e 44% respectivamente, para além de maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Em resultado da parceria iniciada em 2014, estas duas entidades já exportaram um total de 36 mil toneladas de pêra Rocha para países como a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, das quais 67% exclusivamente para a Alemanha.

Bruno Pereira, administrador com o pelouro das Compras do Lidl Portugal, afirma: «O principal objectivo do Lidl Portugal, com a exportação, é ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes. Além de facilitarmos a criação de sinergias, procuramos estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções. A parceria com a Portugal Fresh tem sido preponderante para o sucesso do aumento das exportações e manter-se-á no futuro, sempre com o fim máximo de levar Portugal e o seu sabor aos restantes mercados».

Por usa vez, Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh refere: «A parceria com o Lidl Portugal permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão e abre excelentes perspectivas para outros mercados onde o Lidl marca presença. Esta parceria conseguiu juntar esforços entre várias empresas portuguesas que tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos pelo cliente. Tem sido um enorme sucesso e tem contribuído para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade.»

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores

Anterior Governo Regional investe este ano 6,5 milhões de euros em caminhos rurais e florestais
Próximo Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

Artigos relacionados

Nacional

Vem aí a Melting Gastronomy Summit para “simplificar os nossos apetites”

[Fonte: Público]

Evento realiza-se no Edifício da Alfândega do Porto, em Novembro, e reúne mais de 30 oradores à volta da “mesa”. “Andarmos todos a comer o mesmo não faz sentido nenhum.”

O elogio da simplicidade. Tratará disso mesmo a Melting
Gastronomy Summit, […]

Nacional

Falecimento da Eng.ª Maria Antónia Figueiredo

A CONFAGRI cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da sua Secretária-Geral Adjunta, Eng.ª Maria Antónia da Silva Figueiredo, aos 60 anos, vítima de doença prolongada.
O corpo estará em câmara ardente na igreja Paroquial de São Domingos de Benfica (também conhecida pela Igreja das Furnas de Benfica) a partir das 9h30 de dia 30 de Dezembro (sábado). […]

Noticias Fitofarmacêuticos

Zagaia – o mais recente herbicida da Sapec Agro Portugal

Trata-se de uma nova solução que vem reforçar a gama de herbicidas da Sapec Agro Portugal.
Zagaia é um herbicida com efeito residual duradouro e sistémico, com grande flexibilidade pois permite aplicações em pré e pós emergência precoce de um largo espectro de infestantes (gramíneas e perenes e dicotiledóneas). […]