Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentaram em Berlim, no âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do Mundo, os resultados da sua campanha conjunta de exportação: no total, no ano de 2018 e até à data, foram exportadas 15 mil toneladas de frutas e legumes para o mercado europeu, representando um crescimento de 13% face ao ano anterior, um ritmo mais acelerado do que o registado pelo próprio sector, em virtude das difíceis condições climatéricas registadas o ano passado.

A exportação de pêra Rocha continua com uma performance bastante positiva, tendo alcançado resultados históricos nesta campanha. Foram exportadas cerca de 10,8 mil toneladas deste fruto, mais 17% que na campanha anterior, das quais 7,8 mil toneladas seguiram exclusivamente para o mercado alemão, um aumento de 20% em relação à campanha do ano passado, garantindo assim que todas as 3 mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pêra Rocha.

Comprometido em apoiar a produção nacional e em dar a conhecer a qualidade e frescura das frutas e legumes portugueses, o Lidl Portugal exportou também, durante 2018, em parceria com a Portugal Fresh, 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 mil toneladas de couve coração, um crescimento de 13% e 44% respectivamente, para além de maçã de Alcobaça, castanhas e melões.

Em resultado da parceria iniciada em 2014, estas duas entidades já exportaram um total de 36 mil toneladas de pêra Rocha para países como a Alemanha, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Luxemburgo e Polónia, das quais 67% exclusivamente para a Alemanha.

Bruno Pereira, administrador com o pelouro das Compras do Lidl Portugal, afirma: «O principal objectivo do Lidl Portugal, com a exportação, é ajudar a levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes. Além de facilitarmos a criação de sinergias, procuramos estimular os fornecedores a um maior rigor e qualidade das suas produções. A parceria com a Portugal Fresh tem sido preponderante para o sucesso do aumento das exportações e manter-se-á no futuro, sempre com o fim máximo de levar Portugal e o seu sabor aos restantes mercados».

Por usa vez, Gonçalo Andrade, presidente da Portugal Fresh refere: «A parceria com o Lidl Portugal permitiu um crescimento sustentável, e considerável, das exportações para o mercado alemão e abre excelentes perspectivas para outros mercados onde o Lidl marca presença. Esta parceria conseguiu juntar esforços entre várias empresas portuguesas que tiveram de cooperar para aumentar a escala da oferta a fim de satisfazer a procura e requisitos exigidos pelo cliente. Tem sido um enorme sucesso e tem contribuído para a promoção dos produtos portugueses, no mercado externo, de elevada qualidade.»

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Lidl e Portugal Fresh exportam 15 mil toneladas de frutas e legumes para a Europa foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Governo Regional investe este ano 6,5 milhões de euros em caminhos rurais e florestais
Próximo Cooperativas olivícolas debatem o futuro do sector

Artigos relacionados

Últimas

Corteva Agriscience participa na Feira Nacional de Agricultura 2019

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A Corteva Agriscience, que recentemente se separou da DowDuPont e se tornou uma empresa independente 100% agrícola, marca presença na edição de 2019 da Feira Nacional de Agricultura, no Cnema, em Santarém. No evento, o objectivo da empresa é […]

Últimas

Sever do Vouga: Feira Nacional do Mirtilo arranca a 27 de Junho

[Fonte: Agricultura e Mar]

Sever do Vouga, a Capital do Mirtilo, vai receber a 12.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo nos dias 27, 28, 29 e 30 de Junho no Parque Urbano da Vila.
O evento, dinamizado pela autarquia, tem entrada gratuita e tem uma componente destinada ao visitante profissional e outra componente destinada às famílias. […]

Nacional

Programa de actividades na Fruit Logistica 2019

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

De 6 a 8 de Fevereiro, profissionais do sector hortofrutícola de todo o Mundo convergem em Berlim, na feira internacional Fruit Logistica, que vai ocupar 33 Halls (pavilhões). Na edição de 2019, a entidade organizadora do certame – […]