Lançado concurso público para a conservação do perímetro florestal de São Miguel

Lançado concurso público para a conservação do perímetro florestal de São Miguel

O Governo dos Açores anunciou hoje o lançamento de um concurso público no valor de cerca de 222 mil euros para a conservação de 137,8 hectares do perímetro florestal da ilha de São Miguel.

Em comunicado, o executivo açoriano avança que a secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, liderada por António Ventura, “lançou um concurso público plurianual para implementação de serviços no perímetro florestal de São Miguel, para a conservação de 137.8 hectares, que terá um custo de 221.852,85 euros”.

O comunicado lembra ainda que o Conselho do Governo aprovou o lançamento de um concurso público “para a venda de 218.8 hectares de criptoméria” em São Miguel, avaliado em “cerca de 552 mil euros”.

“A árvore tem cada vez mais uma influência decisiva na nossa vida presente e futura, quer na retenção de carbono no solo, na economia e na arquitetura paisagística dos Açores”, afirmou o secretário regional António Ventura, citado na nota de imprensa.

O executivo açoriano, de coligação PSD, CDS-PP, PPM, destaca que iniciou um “processo de gestão ativa da floresta pública” na ilha de São Miguel, através “do corte, venda de madeira e rejuvenescimento de povoamentos florestais”, que na sua maioria são “ocupados por criptoméria”.

“Adequando as áreas exploradas às condições edafoclimáticas das estações, verifica-se que em termos percentuais cerca de 54% continuam a ser áreas de produção e cerca de 46% áreas de proteção de solo e de conservação de biodiversidade”, conclui.

Governo dos Açores lança concurso público para implementação de serviços no perímetro florestal de São Miguel

Comente este artigo
Anterior BE acusa Governo de criar “Simplex” para licenciar mais estufas e contentores em Odemira
Próximo Jubilação do Professor Luciano Lourenço: Fogos florestais, Geografia e Pedagogia

Artigos relacionados

Sugeridas

Portugal deve ter “produção recorde” de azeite na campanha de 2021/2022

Portugal, que é o oitavo maior produtor olivícola do mundo, deve registar uma “produção recorde” de 150 mil toneladas de azeite na campanha de 2021/2022, revelou hoje a […]

Sugeridas

Governo recua na proibição total das feiras e mercados

Governo deixa decisão da realização de feiras e mercados de levante às autarquias que estiverem incluídas na lista de alto risco. […]

Últimas

Coimas por incumprimento na defesa da floresta dobram

No Orçamento do Estado para 2020, as coimas por violação Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios podem chegar aos 120 mil euros. […]