Mais de uma centena de participantes deslocaram-se à cidade de Huesca, situada na comunidade autónoma de Aragão, em Espanha, para participar na jornada de apresentação da nova identidade institucional da Red Rural Nacional de Espanha. Desigando-se agora “Red PAC” e tendo como mote “mais impulso para o meio rural”, trata-se de uma plataforma que, à semelhança da Rede Rural Nacional em Portugal, reúne os vários agentes do setor agropecuário com o objetivo de divulgar e fazer cumprir os objetivos do Plano Estratégico da Política Agrária Comum (PAC).
A sessão de abertura do evento de lançamento da Red PAC foi assegurada pelo secretário-geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, Fernando Miranda, que definiu a Rede PAC como um “instrumento fundamental” que se torna a “herdeira da antiga Rede Nacional Rural, que era circunscrita ao tema do desenvolvimento rural”, e que agora se expande, com uma nova denominação, para “abranger todo o conjunto de Políticas Agrícolas Comuns”.
Fernando Miranda salienta que a Rede PAC de Espanha passa a congregar todas as intervenções e medidas contempladas no Plano Estratégico da PAC: ajudas diretas, apoios associados e setoriais, bem como intervenções de desenvolvimento rural. Pretende-se “tornar mais eficaz a aplicação da PAC”, concluiu.
A sessão de hoje, além de apresentar a nova identidade corporativa da Rede nacional da PAC de Espanha, constituiu também uma oportunidade de divulgar a sua nova estrutura, funções e temas prioritários de trabalho para o período 2023-27.
Houve ainda lugar à apresentação das denominadas “antenas territoriales”, ou pontos focais, que se encontram divididas em nove regiões. Foram identificadas as principais necessidades, temas prioritários do Plano de Ação da nova Rede PAC, e atividades realizadas nestes territórios.
Amanhã, sexta-feira, a Jornada de lançamento da Rede PAc continua, com a visita a vários projetos no território de Huesca, entre os quais, uma exploração agropecuária, e um projeto no ramo do turismo apoiado pelo LEADER.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.