O atual Diretor Regional Adjunto da Agricultura e Pescas (DRAP) do Alentejo, José Velez, continua a coordenar a área da agricultura no Alentejo e assume também o cargo de vice-presidente da CCDRA (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo).
Recorde-se que o Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado. Através deste processo, as CCDR, I. P., passam a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.
Em entrevista a uma estação radiofónica local, Rádio Campanário (RC), José Velez expressou os “sentimentos mistos” em relação a esta mudança. “Por um lado, manifestou motivação para abraçar as novas funções, mas, por outro, partilhou uma certa nostalgia pelo término de um serviço de muitas décadas que desempenhou um papel vital na região”, pode ler-se no site da RC. O responsável reconhece que o ano de 2024 será desafiador, com um novo quadro comunitário, mas está “determinado a liderar esta transição de forma a beneficiar a região e o setor agrícola como um todo”.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.