A Edição de Primavera 2023 do festival Jardins Abertos vai ter lugar a 20-21 e 27-28 de maio, e aposta numa programação focada na alimentação, com visitas guiadas, oficinas e atividades para famílias.
O caminho inverte-se. A cidade que invadiu o campo abre-se agora à ocupação verde e torna-se espaço para Semear, Cuidar, Colher e Transformar. Daí que a Edição de Primavera 2023 do festival Jardins Abertos tenha escolhido como tema a Alimentação, ou não fosse esta fundamental para o desenvolvimento cultural, enquanto elemento indissociável da construção de comunidades.
Esta primavera, os Jardins Abertos apresentam uma novidade, mais concretamente, promovem uma festa de abertura, marcada para dia 19 de maio, onde serão oferecidas plantas aromáticas aos participantes.
Nesta edição, poderão ser visitados espaços de investigação e diversos projetos comunitários. É o caso da Bela Flor Respira, um projeto piloto de Agrofloresta Urbana em Campolide, desenvolvido com a comunidade e voluntários e que nasceu com o apoio de vários parceiros e entidades públicas e privadas. Aqui não se usam inseticidas nem produtos químicos, e procuram-se soluções que permitam um futuro mais sustentável e regenerativo.
Na Horta do Alto da Eira, projeto da Associação Regador, feito em parceria com a Junta de Freguesia da Penha de […]