Itália, Espanha, França e Holanda combinam suas  organizações interprofissionais

Itália, Espanha, França e Holanda combinam suas organizações interprofissionais

As quatro organizações interprofissionais da França, Espanha, Itália e Holanda, que operam no setor de produtos frescos (Interfel, Hortiespana, Ortofrutta Italia e BO G&F NL), reuniram-se em Paris nas últimas semanas para montar um conselho de OIs europeias, aderindo à Freshfel, a fim de promover o setor europeu de produtos frescos e obter reconhecimento pelo valor agregado proporcionado pelas OIs.

Todas as OIs nacionais reconhecidas na UE podem aderir.

Como a Freshfel já adaptou suas regras para permitir a coordenação das atividades de OI ao nível europeu, o conselho será constituído durante a próxima Assembleia Geral que ocorrerá a 27 de maio em Bruxelas. O conselho dará um papel de liderança às organizações interprofissionais que operam no setor de produtos frescos durante as novas discussões sobre a Política Agrícola Comum e a estratégia “Farm to Fork”.

Além disso, as quatro OI discutiram a medida francesa sobre economia circular que visava proibir o uso de embalagens e adesivos de plástico a partir de 1º de janeiro de 2022. Essa medida envolveria todos os operadores dos vários Estados-Membros e levantaria questões sobre sua compatibilidade com a Comunidade.

“Considerando a difícil situação econômica e de saúde que estamos enfrentando devido ao Coronavírus, esse desejo de cooperar e trabalhar juntos é um sinal positivo. As organizações interprofissionais trabalham para manter a cadeia de abstecimento nos vários países ativos, de modo a nutrir todos os cidadãos europeus, “afirmou o presidente da Ortofrutta Italia, Nazario Battelli.

O artigo foi publicado originalmente em COTHN.

Comente este artigo
Anterior PDR 2020 - Linha de garantia de crédito
Próximo COVID-19: ADP Fertilizantes continuará a apoiar o setor Agroalimentar

Artigos relacionados

Últimas

Governo quer libertar 1,27 mil milhões de euros de fundos comunitários que estão parados

Os promotores com projetos parados vão começar a receber notificações em março. […]

Dossiers

Produtores afetados por intempéries entre março e maio vão ter linha de crédito de 20 ME

Os produtores agrícolas das regiões Norte e Centro, afetados pelas intempéries ocorridas entre março e maio, dispõem de uma linha de crédito de 20 milhões de euros, com juros bonificados, cuja […]

Comunicados

Portuguesa Atlas faz parceria de seguros agrícolas com Sompo, gigante internacional do setor

Atlas, mediadora de seguros sediada em Lisboa, é a primeira MGA agrícola na Península Ibérica e uma das primeiras na Europa. […]