Devido ao transporte de uma massa de ar tropical marítima, com elevado conteúdo em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e de uma região depressionária, onde está embebida a depressão AITOR, a qual se centrava em 51N 21W às 12UTC de dia 24 de setembro e que foi nomeada no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos pela AEMET (Serviço Meteorológico Espanhol), prevê-se ocorrência de períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, que será por vezes forte e persistente, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas. Na região sul a precipitação será menos intensa, sendo pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio.
Os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 150 mm no Minho e Douro Litoral e nas serras dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 70 a 120 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação no período compreendido entre a tarde do dia 25 e o final da manhã de dia 26.
O vento irá aumentar de intensidade a partir da tarde de dia 24, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de dia 25 e o início da tarde de dia 26. Nas regiões Norte e Centro, o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas. Na região Sul, o vento soprará até 30km/h de sudoeste, sendo por vezes até 40 km/h nas terras altas.
Devido a esta situação, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos para os próximos dias, pelo que se recomenda o acompanhamento da situação nos canais disponibilizados pelo IPMA.
Este comunicado será o último comunicado sobre esta situação.
Fonte: IPMA
IPMA: Precipitação forte e persistente entre dias 24 e 26 de setembro – comunicado n.º2