A saúde do solo é essencial para os serviços dos ecossistemas, tal como para a produção de alimentos nutritivos, a filtragem da água da chuva e a atenuação dos efeitos das alterações climáticas. O projeto SOLO visa criar um centro de conhecimento para a investigação e inovação no domínio da saúde do solo e apoio à Missão Solo da União Europeia (EU) através do desenvolvimento de roteiros temáticos de investigação e inovação, de um roteiro de investigação e inovação (I&I) da UE, bem como de diferentes indicadores-chave de desempenho para a I&I.
De 5 a 7 de dezembro de 2023, o projeto SOLO realizou a segunda reunião de consórcio em Barcelona, organizada pelo Leitat Technological Center, parceiro do projeto. O objetivo desta reunião foi unir os parceiros do projeto, os membros dos grupos de reflexão (Think Tank), e outros especialistas externos e proporcionar-lhes a oportunidade de co-criar soluções em conjunto. A reunião contou com mais de 50 participantes.
O primeiro dia da reunião, realizada no Dia Mundial do Solo – 5 de dezembro, centrou-se na pedra angular do projeto – os Think Tank. Estes grupos de reflexão irão co-desenvolver a Missão Solo da União Europeia “A Soil Deal for Europe” facilitando o intercâmbio de conhecimento, estabelecendo uma ligação sólida com os projetos atuais e futuros da UE e com projetos internacionais no domínio da saúde do solo. Cada Think Tank liderado por um parceiro SOLO diferente, corresponde a um objetivo da Missão Solo e apoia metas concretas.
A equipa da Universidade de Évora envolvida no projeto SOLO ficou dedicada ao objetivo “Prevenção da Erosão”, sendo responsável pelo respetivo Think Tank. Integram esta equipa os investigadores do MED-UÉvora: Isabel Brito, Maria Helena Guimarães, Sérgio Prats Alegre, Teresa Nóvoa e Teresa Pinto Correia.
Os workshops dos grupos de reflexão continuaram durante o segundo dia do evento e incluíram muitas sessões interativas destinadas a identificar as lacunas de conhecimento em cada Think Tank e trabalhando em conjunto para encontrar possíveis soluções. Os parceiros do projeto SOLO NIOO-KNAW e Fraunhofer conduziram uma sessão sobre a estratégia para estabelecer o roteiro europeu de I&I, seguida de uma sessão interativa sobre a transversalidade dos Think Tank.
O último dia da reunião explorou outros aspetos do SOLO, como a Plataforma de Publicação “Soils for Europe” desenvolvida pela Pensoft, que será utilizada pelos membros do Think Tank para criar e publicar diferentes documentos.
Depois disso, a Universidade de Évora, parceira do projeto, conduziu uma sessão que se centrou nas “Semanas do Solo” de 2024 – eventos que todos os países do projeto organizarão anualmente para discutir os objetivos da Missão Solo e recolher feedback a nível nacional e apoiar o processo de identificação das lacunas de conhecimento.
A reunião terminou com um resumo dos resultados globais de cada sessão pelos líderes dos Think Tank, que lançaram as bases para os próximos anos. O evento foi uma excelente oportunidade para os parceiros do projeto se encontrarem pessoalmente e estabelecerem relações de colaboração com várias partes interessadas de toda a Europa.
Artigo publicado originalmente em MED.