Como avançou o PÚBLICO na última semana, a produção de vinho em Portugal deverá aumentar, 8% este ano, com “12 regiões a apresentar acréscimos” face a 2022, confirma agora a tutela.
Já se sabia, até porque as vindimas já arrancaram, nomeadamente a Sul, no Algarve, que a produção de vinho este ano em Portugal seria (será) superior à registada em 2022. Genericamente falando, o país está a ter um bom ano vitícola (surreal de tão bom, face ao que se passa na bacia do Mediterrâneo), o que em parte se deve ao anticiclone dos Açores, que protegeu o país das ondas de calor que sufocaram o Sul da Europa. Conhecida no fim-de-semana, a previsão de colheita do Instituto da Vinha e do Vinho vem confirmar esse aumento.
O IVV faz uma “estimativa de aumento de 8% na produção de vinho face à campanha anterior (2022/2023) com 12 regiões a apresentar acréscimos”. Depois da “auscultação feita às entidades regionais”, o IVV informa, em comunicado, antever “um volume na ordem dos 7,4 milhões de hectolitros, […]