Inscrições no Concurso Vinhos de Portugal até 12 de Abril

Inscrições no Concurso Vinhos de Portugal até 12 de Abril

Decorrem até 12 de Abril as inscrições para a edição de 2019 do “Concurso Vinhos de Portugal”. Esta é uma iniciativa da ViniPortugal, a associação interprofissional para a promoção internacional dos vinhos de Portugal.

Segundo a associação, esta iniciativa visa «ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o Mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação». Para o júri da sétima edição deste concurso, a ViniPortugal «volta a apostar em ter especialistas internacionais, originários de mercados estratégicos para a marca “Wines of Portugal”, reforçando o carácter promocional que o concurso tem vindo a assumir ao longo dos últimos anos junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos».

Assim, o Grande Júri conta com os especialistas Thomas Vaterlaus (estreante; oriundo da Suíça, é editor-chefe da revista Vinum), Dirceu Vianna Júnior (MW), Evan Goldstein (MS), Bento Amaral e Luís Lopes. O Júri Regular também terá jurados internacionais estreantes no concurso: Anders Halskov-Jensen, escritor e crítico de vinhos, originário da Dinamarca; David Wong, director executivo da Wynn Food & Beverage, de Macau; Marshal Lyu, professor de vinho, da China; Nancy Reynolds, fundadora da agência de vinhos Worldwide Cellar, do Canadá; Eduardo M. Araújo, sommelier, eleito em 2017 o “Melhor Sommelier do Brasil para Vinhos de Portugal”; Tatiana Mann, profissional de vinhos da Rússia radicada no Reino Unido.

O Cnema, em Santarém, acolhe a primeira fase do Concurso Vinhos de Portugal de 6 a 8 de Maio, em que os vinhos inscritos serão avaliados por um «júri composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao sector». Nos dias 9 e 10 de Maio, o Grande Júri reunirá no Porto, para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano.

Os vencedores serão anunciados num evento a 10 de Maio, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, no Porto. Em 2018, foram a concurso 1.307 vinhos, de 372 produtores, tendo sido atribuídas 301 medalhas: 36 na categoria “Grande Ouro”, 73 na categoria “Ouro” e 192 na categoria “Prata”.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Terra Emergente - T.3 Ep.2 - Azeite
Próximo PSD alerta para “financiamento insuficiente” em formação agrícola

Artigos relacionados

Dossiers

Curso online “Comunicar Agricultura e Floresta” – 28, 30 de abril e 2 de maio

O que fazer e o que não fazer quando comunicamos agricultura e floresta? Que respostas é que as pessoas procuram? Como evitar a comunicação […]

Últimas

i9AGRI: Primeira Grande Feira de Inovação Agroalimentar – 4 a 6 maio 2017 – Castelo Branco

A INOVCLUSTER organiza o III Congresso Internacional InovCluster, entre os dias 4 a 6 de maio de 2017, inserido na 1.ª edição da i9agri – Feira de Inovação Agroalimentar, […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Torre de Moncorvo

Empresa Recente no ramo da exploração agrícola, contrata para os seus quadros: […]