O departamento de Gestão de Dados e Análise de Risco do InnovPlantProtect (InPP) desenvolve uma nova aplicação (app), a AgMeteoStats, no âmbito de um acordo de cooperação entre o InPP e o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR). Esta app utiliza dados de 14 estações meteorológicas do COTR, localizadas entre Elvas e Odemira, sendo capaz de estimar vários parâmetros relevantes para a agricultura, de uma forma que pode ser totalmente controlada pelo utilizador.
A app, desenvolvida pela investigadora do InPP, Manisha Sirsat, em formato dashboard, está acessível através da internet, a partir de qualquer dispositivo (smartphone, computador, tablet), sendo fácil de utilizar. Esta permite aos utilizadores obter análises personalizadas de dados meteorológicos, permitindo aos agricultores tomar decisões em tempo real.
A app foca-se no cálculo do número de horas/dias em que um parâmetro meteorológicos (ou combinações de vários parâmetros) se encontram dentro de um intervalo definido pelo utilizador. Por exemplo, a app pode calcular o número de horas/dias em que a temperatura está entre 0 e 7ºC durante o mês de março de 2023 ou o número de horas/dias em que a temperatura e a humidade relativa estão acima dos 25ºC e dos 80% (respetivamente) entre 01/05/2023 e 07/05/2023.
Além disso, como os dados meteorológicos são fundamentais para o desenvolvimento de modelos de predição de risco de pragas e dos agentes patogénicos, os dados fornecidos pelo COTR serão importantes para o desenvolvimento de tais modelos que permitirão um melhor controlo das principais pragas no Alentejo.
O InPP está disponível para desenvolver este tipo de aplicações, que pode facilitar a rápida comprensão de grandes volumes de dados, para qualquer empresa/entidade que o solicite. A nossa equipa está capacidata para desenvolver aplicações para a análise e vizualização de vários tipos de dados, incluíndo a análise de dados recolhidos ao longo do tempo e a vizualização de dados espaciais, sendo capaz de integrar diversas analíticas (desde modelos estatísticos simples até modelos avançados de aprendizagem de máquina). O primeiro passo é contactar-nos através do seguinte email: inpp.services@iplantprotect.pt ou utilizando o formulário de contacto disponível no website do InPP aqui.
A colaboração com o COTR começou no passado ano de 2022, no qual o InPP assinou um protocolo de parceria com este centro, durante a 38ª edição da Ovibeja, com o objetivo de colaborar no desenvolvimento de soluções para os desafios colocados à produção agrícola pelas pragas e doenças. O protocolo foi assinado por Pedro Fevereiro, diretor executivo do InPP, e Gonçalo Morais Tristão, presidente da direção do COTR.
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.