No âmbito da agenda da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP), o GPP informa que o Grupo G20 que integra as maiores economias mundiais, aprovou a 24 de julho de 2024, a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A iniciativa, proposta pela atual Presidência do Brasil do G20, visa angariar recursos e conhecimentos para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes para a redução da fome e da pobreza no mundo.
A constituição desta Aliança também resulta do debate entre os países do G20 e outros parceiros-chave – tais como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Mundial de Alimentos – no que respeita a alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), questões de funcionamento, composição dos pilares e linhas gerais de governança.
A adesão a esta Aliança está aberta a todos os países interessados e não apenas aos membros do G20.
O lançamento oficial da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está previsto ocorrer em novembro de 2024, paralelamente à Cúpula de Líderes do G20.
O artigo foi publicado originalmente em GPP.