Incêndios: Registados 7.610 fogos que consumiram 27.118 hectares de área ardida este ano

Incêndios: Registados 7.610 fogos que consumiram 27.118 hectares de área ardida este ano

Os 7.610 incêndios rurais que deflagraram desde o início do ano consumiram 27.118 hectares, registando 2021 o menor número de fogos e o segundo melhor em área ardida da última década, indicou hoje o Ministério da Administração Interna.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) dá conta dos números provisórios de incêndios rurais até 15 de outubro, destacando que “o ano de 2021 regista o menor número de incêndios desde 2011 e o segundo menor da década no que diz respeito à área ardida”.

Os dados do Ministério tutelado por Eduardo Cabrita referem que este ano os incêndios rurais diminuíram 16,3% em relação a 2020 e a área ardida desceu 58,8% e precisam que entre 2018 e 2021 “registaram-se quatro dos cinco anos melhores anos da década no que diz respeito ao número de ocorrências e também no que concerne ao total de área ardida”.

Segundo o MAI, 83% dos fogos tiveram uma área ardida inferior a um hectare, registando-se 30 ocorrências com uma área ardida igual ou superior a 100 hectares e apenas dois com área ardida igual ou superior a 1.000 hectares.

“A percentagem de incêndios dominados no ataque inicial (primeiros 90 minutos da ocorrência) situa-se acima dos 92%, indicador que demonstra a adequação do Dispositivo Especial de Combates a Incêndios Rurais e o trabalho de todos os agentes de proteção civil envolvidos no combate aos incêndios rurais”, refere o Ministério.

O MAI recorda que devido às previsões meteorológicas, que continuam favoráveis à ocorrência e desenvolvimento de incêndios rurais, o ministro da Administração Interna prorrogou, até 31 de outubro, o dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais nos corpos de bombeiros “de modo a assegurar a manutenção de um dispositivo de resposta adequado ao risco de incêndio rural”.

O dispositivo terrestre é constituído por 3.933 bombeiros, correspondendo a 798 equipas, apoiados por 848 veículos, que complementam o dispositivo permanente terrestre e os 41 meios aéreos que se mantêm ao serviço até ao final de outubro.

2021 regista o menor número de incêndios desde 2011

Comente este artigo
Anterior Ugandan scientists developing drought tolerant coffee varieties to save valuable cash crop
Próximo Agrobiotecnologia | Coexistência entre sistemas de produção diferentes é possivel

Artigos relacionados

Nacional

Estudo avalia eficácia do uso controlado de antibióticos nas terapias em vacas secas

Um dos programas de controlo de mastites mais importante é a terapia antibiótica em vacas secas (dry cow theraphy – DCT), […]

Notícias PAC pós 2020

CAP measures play an important role in supporting farm income

Direct income support strongly contributes to stabilising farm income, with direct payments and support to areas facing natural constraints playing an important role. […]

Últimas

Ciclo de Webinars CULTIVAR debate passado e presente dos sistemas agrícolas – 3 de julho

O Programa CULTIVAR promove, a partir do dia 3 de julho, um ciclo de webinars temáticos, via Youtube. O objetivo é promover um diálogo sobre o […]