Os incêndios que deflagraram esta segunda-feira no Arrabal e na Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que mobilizam quase 400 operacionais, tiveram um reforço de meios para o combate durante a noite, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.
Fonte do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu, num balanço pelas 00:30 de hoje, que foram empenhados durante esta segunda-feira à noite quase 60 operacionais em cada uma das ocorrências.
“Foi este o reforço que fizemos para ver se durante a noite conseguimos aproveitar a janela de oportunidade”, para controlar os incêndios, acrescentou, apontando que estes ainda continuam ativos.
De acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 00:45 de hoje encontravam-se no local 295 operacionais, apoiados por 88 viaturas, no fogo na freguesia de Caranguejeira, que começou na localidade de Lagoa da Pedra.
No Arrabal, pela mesma hora estavam 179 operacionais, apoiados por 56 viaturas.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, tinha adiantado anteriormente à Lusa que alguns bombeiros sofreram problemas com inalação de fumos, mas “situações ligeiras”.
“Temos a situação de um barraco na floresta que ardeu. É a única ocorrência. temos algumas estruturas abandonadas, um ou outro palheiro, mas nada de relevante. A parte mais importante do dia é que nem casas nem indústrias nem comércio arderam”, referiu Gonçalo Lopes.
Também fonte do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil referiu hoje não ter conhecimento de danos maiores, acrescentando que a retirada de pessoas de casas tem ocorrido em situações pontuais.
Fonte da GNR confirmou à Lusa, pelas 00:45, que a Estrada Nacional 113, que liga Leiria a Ourém, continuava encerrada ao trânsito.