Importa alimentos de origem não animal e materiais para contacto com alimentos? Traces arranca a 1 de Outubro

A DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que no dia 1 de Outubro tem inicio a utilização da plataforma TRACES – NT para a importação de géneros alimentícios de origem não animal e materiais para contacto com alimentos.

O TRAde Control and Expert System (TRACES) tem servido como um “ponto de acesso único” para a legislação europeia no domínio da saúde pública veterinária — aplicável a produtos de origem animal, animais vivos e subprodutos animais —, bem como no domínio da fitossanidade.

Documento Sanitário Comum de Entrada

A partir da próxima terça-feira, os importadores e despachantes devem proceder à notificação prévia das remessas através do preenchimento da primeira parte do Documento Sanitário Comum de Entrada (DSCE-D ou CHED-D) disponível na nova plataforma.

O TRACES clássico e o Documento Comum de Entrada (DCE ou CED) deixam de ser utilizados.

Explica a DGAV que os inspectores dos vários Postos de Controlo Fronteiriços, das DRAP e Regiões Autónomas, estão disponíveis para o apoio necessário nesta fase de transição.

E aconselha a consulta da apresentação da DGAV (aqui) realizada nas sessões de esclarecimento dos dias 12 e 13 de Setembro e os manuais do TRACES-NT:

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Radiografia de um monstro – Lorenzo
Próximo La cotización de la almendra ecológica alcanza su máximo anual

Artigos relacionados

Últimas

Flores silvestres benéficas para a produção agrícola

As áreas com maior densidade de flores silvestres têm até 70% mais polinizadores e conseguem ter maior produtividade nas colheitas agrícolas. […]

Últimas

Almeria quer ser a Silicon Valley da agricultura saudável

A região de Almeria está a apostar forte na transição para uma agricultura ecológica com base na tecnologia e quer impor-se no mercado mundial como a “Silicon Valley da agricultura saudável”. […]

Nacional

Equinos, bovinos, ovinos e suínos: Medicamento veterinário Pasmovet tem novo intervalo de segurança

A DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi aprovada a alteração do intervalo de segurança do medicamento veterinário Pasmovet 20mg/ml solução injectável para equinos, […]