ICAAM recebe parceiros do projeto Europeu HNV Link em Montemor-o-Novo para uma Feira de Inovações

ICAAM recebe parceiros do projeto Europeu HNV Link em Montemor-o-Novo para uma Feira de Inovações

Um Projeto financiado pelo programa Europeu Horizonte 2020 que implementa um programa de intercâmbio de inovações em áreas agrícolas de elevado valor natural.

O HNV-Link (High Nature Value Farming: Learning, Innovation and Knowledge) é um projeto europeu que reúne organizações de agricultores, agentes de desenvolvimento, consultores e investigadores na perspetiva de juntos identificarem soluções inovadoras que permitam manter as paisagens agrícolas de elevado valor natural, viáveis e socialmente atrativas.

No início de Outubro, 13 parceiros provenientes de 10 países europeus juntam-se, na cidade de Montemor-o-Novo, ao Sul de Portugal, tendo como anfitrião o ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais) da Universidade de Évora, para discutir e trocar ideias sobre as inovações identificadas na suas regiões de origem, através da iniciativa Feira de Inovações.

A Feira de inovações é o culminar de um ano de trabalho diligente de todos os parceiros do HNV-Link. Para alcançar a Feira de Inovações, cada parceiro realizou: (i) uma avaliação socio-ecológica da sua área, (ii) trabalhou com os stakeholders da sua região na formulação de uma visão que permitisse melhorar a viabilidade socioeconómica e ambiental da sua área agrícola de elevado valor natural, e (iii) identificou e inventariou as inovações já existentes assim como as necessidades de inovação para a mesma área.

Agora, na feira a promover, os parceiros irão envolver-se num processo de reflexão com várias fases, no qual irão definir que processos de inovação devem ser aplicados em cada área. Neste processo vão ter a possibilidade de escolher entre mais de 200 inovações!

As inovações identificadas neste processo podem ter um impacto significativo no desafio Europeu de proteger a biodiversidade, proporcionando bem-estar às comunidades”, explica Guy Beaufoy, o coordenador de projeto para o trabalho de inovação. Inovações, desde agronómicas até às institucionais, podem fornecer aos agricultores e outros habitantes rurais as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades agrícolas, garantindo a salvaguarda da biodiversidade, da qualidade da água, a prevenção de incêndios, a qualidade e beleza da paisagem, assim como a existência de produtos agrícolas únicos.

O ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais) contribui para a Feira com o levantamento de inovações e necessidade de inovação identificadas no Montado do Sítio de Monfurado.

Colaboração Europeia é crucial!

“A áreas agrícolas de elevado valor natural são frequentemente consideradas marginais e as suas inovações e necessidades de inovação, raramente são discutidas nos meios académicos. Caso nada seja feito, estas áreas continuarão seguramente a sua decadência socioeconómica, correndo o risco de perder a sua natureza única em privilégio de, em alguns casos a intensificação do uso da terra e noutros o abandono.

No âmbito de uma rede temática como o HNV-Link, e através da sua colaboração transnacional, evidenciam-se estas áreas agrícolas e os seus desafios à luz internacional, impulsionando as soluções inovadoras, introduzindo novos modelos de cooperação, e em ultima análise resultando no desenvolvimento sustentável destas regiões rurais”, explica o Dr François Lerin do International Centre for Advanced Mediterranean Agronomic Studies, França, coordenador da rede.

Entre os principais resultados do projeto está um Atlas de áreas de elevado valor natural, um Compêndio de Inovações viáveis dentro destas áreas de elevado valor natural, Materiais Educativos e um Mapa Interativo de exemplos de inovações.

 

Para mais informações por favor contacte:

Isabel Ferraz de Oliveira

ICAAM – Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas

Pólo da Mitra da Universidade de Évora

mifo@uevora.pt

tel. +351 266 760885

Comente este artigo
Anterior Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores lança marca Porco PT
Próximo Sorghum ID Une nouvelle interprofession européenne pour développer la culture du sorgho

Artigos relacionados

Comunicados

Sapec Agro portugal lança canal de youtube

É com entusiamo que a SAPEC Agro Portugal amplia os seus canais de informação com a criação de um canal de YOUTUBE oficial. Através deste meio, técnicos, agricultores e distribuidores podem conhecer melhor o modo de ação e aplicação das soluções que desenvolvemos para a proteção das principais culturas nacionais, […]

Comunicados

Mensagem de Natal do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

[Fonte: PDR2020]

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;}O artigo Mensagem de Natal do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural foi publicado originalmente em PDR2020 […]

Sugeridas

Mercadona aposta no kiwi português

[Fonte: Mercadona]
• A Mercadona reforça a colaboração com o setor primário e em 2018 comprou mais de 2.500 toneladas de kiwi português à Kiwi Greensun.
•A Kiwi Greensun é fornecedor da Mercadona desde 2012, uma aposta a longo prazo da empresa pela fruta produzida em Portugal. […]