Herbicidas com desmedifame proibidos. Usados em beterraba sacarina

[Fonte: Agricultura e Mar]

Os herbicidas com a substância activa desmedifame estão proibidos. A decisão é da Comissão Europeia e o Regulamento entra em vigor no dia 1 de Julho de 2019. As suas utilizações aplicavam-se principalmente na cultura de beterraba sacarina.

Trata-se de um composto suspeito de ser cancerígeno e mutagénico, através de produtos de origem animal.

Assim, a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária irá proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo desmedifame, não podendo estes ser utilizados após a data de 1 de Julho de 2020.

Este herbicida é também utilizado em culturas forrageiras.

Elevado risco

Além disso, acrescenta a DGAV, foi identificado um elevado risco derivado da exposição a longo prazo para diferentes grupos de mamíferos, excluindo mamíferos insectívoros, em todas as utilizações representativas, mesmo quando o padrão de utilização inclui apenas uma aplicação, e, um elevado risco a longo prazo para aves, nas utilizações representativas em beterraba sacarina/forrageira, quando o padrão de utilização inclui duas ou três aplicações de desmedifame.

Além disso, não foi possível terminar a avaliação das propriedades de desregulação endócrina da substância, com base nas informações disponíveis.

Pode consultar o Regulamento de execução (UE) 2019/1100 da Comissão de 27 de Junho de 2019, aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Herbicidas com desmedifame proibidos. Usados em beterraba sacarina foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Finlândia assume presidência da UE. Quer acordo para a neutralidade carbónica em 2050
Próximo Incêndios: Meios de combate entram hoje na máxima força, mas faltam 20 meios aéreos

Artigos relacionados

Nacional

Portugal, China e Nova Iorque. Azeites CAMB estão imparáveis

[Fonte: Voz do Campo]

2019 tem sido um ano de especial importância para a CAMB que, só no último mês, já recebeu diversos prémios em locais tão variados quanto Portugal, China e Nova Iorque. E agora juntam-se mais dois reconhecimentos que validam a qualidade dos produtos CAMB tanto fora como dentro de Portugal. […]

Nacional

Ministro da Agricultura defende sanções aos municípios sem plano de prevenção para incêndios

[Fonte: Observador]

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, defende a “aplicação de sanções” aos municípios que não possuam um Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios atualizado.
Numa entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o ministro da Agricultura, […]

Nacional

Frutitec, Expojardim, Iberopragas e Urban Garden em contagem decrescente

[Fonte: Voz do Campo]

Faltam apenas três dias para abrirem as portas da edição de 2019 Frutitec que acontece em simultâneo com a Expojardim, Iberopragas e Urban Garden, de 22 a 24 de março, […]