Restaurante Il Mercato começa a produzir pizzas biológicas e DOP com massa-mãe

Restaurante Il Mercato começa a produzir pizzas biológicas e DOP com massa-mãe

Tanka Sapkota, chef especializado em gastronomia italiana responsável pela cozinha do Il Mercato, em Lisboa, começou, recentemente, a trabalhar com Adolfo Henriques, proprietário da Granja dos Moínhos, na Maçussa. Com a ajuda do produtor, vai integrar o trigo barbela e o trigo ‘preta-amarela’ na sua cozinha para criar pizzas biológicas e DOP com massa-mãe.

“A partir de agora, pizzas biológicas feitas a partir de massa-mãe – com a ajuda de uma máquina especial de amassar, pioneira em Portugal, a ‘Impastatrici a bracci tuffanti’ -, preparadas com cereais portugueses resgatados da extinção e produtos de denominação DOP podem encontrar-se na carta do restaurante Il Mercato. No caso do trigo espelta, esta é uma variedade Etrusca nunca antes cultivada em Portugal – e que possui elevados benefícios para a saúde, como o baixo teor de glúten’, dizem os responsáveis pelo restaurante lisboeta.

“Este projeto de usar mais produtos portugueses é de tal modo importante – e fruto de uma vontade antiga – que posso dizer-vos que no início de 2020 a minha procura pela sustentabilidade irá materializar-se de forma mais sólida”, diz ainda o chef Tanka Sapkota, proprietário dos espaços Come Prima, Il Mercato e Forno d’ Oro.

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Herbicidas com desmedifame proibidos. Usados em beterraba sacarina
Próximo Inés, a cabreira da esperança para um mundo em agonia na Europa

Artigos relacionados

Nacional

IG para a “Azeitona Galega da Beira Baixa” foi uma das grandes marcas de 2019 para a APABI

A atividade da APABI ao longo de 2019 tem sido marcada pelo objetivo de produção de azeites de qualidade, através de um conjunto de ações ao nível dos vários estádios da fileira regional do azeite e da azeitona de mesa. […]

Últimas

Segundo dados do INE, esperança média de vida aumenta.

Segundo a mais recente informação divulgada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), na última década a esperança média de vida à […]

Notícias inovação

Nuno Russo: “temos de apostar numa agricultura alicerçada na investigação e na inovação”

O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, esteve hoje na cerimónia de entrega […]