Harmonização de Pizza Napolitana com Vinho do Porto – 10 de Setembro – Porto

Harmonização de Pizza Napolitana com Vinho do Porto – 10 de Setembro – Porto

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP) anuncia e convida a conhecer as novas harmonizações de Pizza Napolitana com Vinho do Porto a apresentar nas comemorações do Port Wine day. Uma sessão dirigida a profissionais terá lugar dia 8 de setembro, no IVDP e o público é desafiado a provar estas combinações na Sunset Party, dia 10 de setembro, entre as 17h e as 22h, no Jardim das Oliveiras, no Porto.

As propostas de harmonização resultam de uma iniciativa do IVDP com António Mezzero, o napolitano que dá vida e alma à Pizzeria Pulcinella, em Matosinhos. Juntam-se, assim, dois produtos tradicionais reconhecidos mundialmente que têm em comum o desempenho de um importante papel enquanto anfitriões e embaixadores das suas respetivas cidades e países.

São três as pizzas que Bento Amaral, Diretor dos Serviços de Certificação do IVDP, provou com o objetivo de indicar um tipo de Vinho do Porto específico para cada uma. “Apesar de improvável, a associação entre Vinho do Porto e Pizza é surpreendentemente agradável. A pizza tem uma intensidade aromática grande e precisa de um vinho que tenha a capacidade de a ombrear e o Vinho do Porto faz isso na perfeição, também por o seu álcool contrastar com a untuosidade da pizza.”

As Pizzas, uma coberta de Ouro, outra de Vinho do Porto.

Os nomes das pizzas são Passione, Arte e Qualità, de acordo com a atitude e a própria assinatura de António Mezzero que preparou três receitas de inspirações diferentes, todas combinam ingredientes cuidadosamente selecionados e duas têm na sua finalização elementos nobres como o ouro e o próprio Vinho do Porto.

Notas de prova, por Bento Amaral:

Pizza Passione com Porto Reserva Tawny

Pizza branca, mozarela, alheira de caça, queijo da Serra, agrião.

O queijo da Serra e o Vinho do Porto é uma harmonização feita no céu. Uma pizza com queijo da Serra seria certamente uma boa ligação com Vinho do Porto.

Foi feita a experiência e confirmou-se! O estilo de vinho mais adequado é o Reserva Tawny: os aromas fumados da alheira aliam-se aos de estágio de madeira;

os odores complexos do queijo (de ovelha), cruzam-se com os de evolução do vinho. Existe ainda uma ponte: a redução de Vinho do Porto conjuga-se, obviamente com a bebida. Apesar dos ingredientes da pizza levarem a pensar que poderá ser demasiadamente intensa e pesada, na realidade é suave e untuosa (também pelo queijo da Serra), o que acompanha o volume do vinho; Os ingredientes não são avassaladoramente intensos e os seus sabores equilibrados, dando o agrião um toque refrescante.

Pizza Arte com Porto Branco

Mozarela, boletos, creme de pistácios, mortadela, rúcula, parmesão, pistácio

Na prova, a pizza mostrou ser bastante aromática, elegante com notas de frutos secos e cogumelos. Para a acompanhar, pensou-se também num vinho que fosse aromático, elegante e com estágio em madeira que fizesse a ligação com as notas dos frutos secos, neste caso dos pistácios, e dos cogumelos. O vinho selecionado foi um Vinho do Porto Branco com estágio em madeira. Os vinhos brancos são normalmente mais elegantes e menos estruturados do que os tintos, o que era essencial para não esmagar a delicadeza da pizza. A harmonização mostrou ser equilibrada, tendo sido encontradas intensidades aromáticas semelhantes, em que a pizza e o vinho se acompanham mutuamente com um final prolongado e o álcool do vinho contrasta com a untuosidade do queijo.

Pizza Qualità – Pizza (Regina) Margheritta – com Porto LBV

Para uma das pizzas mais emblemáticas, selecionou-se um vinho da categoria Late Bottled Vintage (LBV), por este ser representante do estilo “Ruby”, que apresenta aromas a frutos vermelhos, ter notas vegetais e florais que se associaram facilmente aos aromas fragrantes do manjericão desta pizza. Como a pizza tem uma grande intensidade aromática, precisava também de um vinho bastante intenso. A potência do LBV não chocou com o tomate, também ele fortemente aromático, e os seus taninos equilibraram a untuosidade do queijo e o umami do tomate. Uma harmonização bem conseguida entre uma pizza tradicional e um Vinho do Porto tinto estruturado.

Desde logo a par desta iniciativa, através do IVDP, Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, apoiou o projeto e deixou a sua dica: ”Uma boa pizza e um copo de vinho do Porto, à temperatura adequada, é um casamento original.”

“Pizza Napoletana joins Port Wine day”

As combinações de Vinho do Porto com Pizza serão apresentadas ao público na Sunset Party, a realizar no âmbito do Port Wine day, no Jardim das Oliveiras, nos Clérigos. Este momento, que comemora o Dia do Vinho do Porto e a Região Demarcada do Douro, convida a provar as harmonizações uma vez que estão presentes cerca de trinta produtores de Vinho do Porto que disponibilizam os seus vinhos no local. Domingo, dia 10 de setembro, entre as 17h e as 22h.

“Esta proposta pretende acolher e promover novas combinações e formas de consumo do Vinho do Porto que é transversal podendo estar presente em diferentes momentos do dia e com diversas companhias.” Manuel Cabral, Presidente do IVDP.

Port Wine day | Programa integral em: portwineday.pt

Comente este artigo
Anterior Francia votará de nuevo contra la renovación de la licencia del glifosato
Próximo Más turistas rurales en julio

Artigos relacionados

Eventos

Alimentaria & Horexpo Lisboa – 04 a 06 de Junho 2017 – FIL

A edição de 2017 da Alimentaria & Horexpo Lisboa apresenta-se com um novo posicionamento, onde Inovação, Saúde, Bem-estar e Produção Nacional serão conceitos a desenvolver.
O já conhecido Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar vai ter lugar na FIL nos dias 4, […]

Eventos

Instalação e Produção de Bagas de Goji – 1 de Abril – Baião

A Tberries nature flavours organiza no dia 1 de abril de 2017 em Baião IV edição do workshop Instalação e Produção de Bagas de Goji em parceria com a Douro Berries e com a Câmara Municipal de Baião.
O workshop contempla a abordagem da origem da cultura, […]

Eventos

I Simpósio Latino-Americano sobre Bioestimulantes na Agricultura – 16 e 17 de Novembro 2017 – Florianópolis

 
Estão abertas as inscrições e o envio de resumos para o I Simpósio Latino-Americano sobre Bioestimulantes na Agricultura que ocorrerá nos dias 16 e 17 de Novembro, em Florianópolis-SC. O evento tem como objetivo discutir diferentes aspectos sobre o uso de bioestimulantes na América Latina, […]