Guia – Culturas GM e Políticas na EU

Guia – Culturas GM e Políticas na EU

A Europabio – Associação Europeia das BioIndústrias  disponibiliza agora em Português o Guia “Culturas GM e Políticas na UE” .

É apresentado um ponto de situação sobre as Culturas Geneticamente Modificadas (GM)  – conhecidas também por transgénicas –  no mundo e o seu contexto da realidade na União Europeia. São abordados ainda os seguintes temas: funcionamento do comércio e das aprovações; o cultivo das culturas GM e os seus benefícios; e inovação e propriedade intelectual.

Hoje, provavelmente, está a vestir roupa criada com algodão GM e a comer algo produzido pela biotecnologia. Na Europa, o gado está a ser alimentado com quantidades significativas de rações produzidas com culturas GM, a maioria das quais são cultivadas e colhidas noutros continentes. No entanto, apesar de ter contribuído para a sua criação, a Europa tem feito tudo para expulsar a tecnologia mais rapidamente adotada na história da agricultura.

 As culturas GM, também denominadas por vezes como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), foram e continuam a ser consideradas seguras, fornecendo múltiplos benefícios. Então, porque é que a União Europeia (UE) e muitos dos seus Estados Membros colocam entraves à utilização desta tecnologia promissora, da qual nós já dependemos?

Este é um guia útil para qualquer pessoa que queira compreender o potencial das culturas geneticamente modificadas para agricultura, para a alimentação, para o ambiente, para a economia e para a sociedade da União Europeia.

O guia com o título original “The Green G-Nome’s Guide to GM crops & policies in the EU” está disponível em InglêsEspanholFrancêsPolaco e Português. Em breve este guia estará disponível noutras línguas. Para mais informações consulte o website da Europabio.

Para receber um exemplar impresso por correio, envie-nos um e-mail ([email protected]cibpt.org) com a sua morada.
(existe um nº limitado de cadernos em papel)

Para mais informações consulte o website do Centro de Informação de Biotecnologia: http://www.cibpt.org

 

Comente este artigo
Anterior Omnibus: a significant step forward for the Common Agricultural Policy
Próximo O que esperar do Alqueva

Artigos relacionados

Nacional

Apresentação do Projeto+Agro – Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar

[Fonte: ICAAM]
No dia 22 de fevereiro foi apresentado o projeto +Agro – Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar,  […]

Sugeridas

Postos de vigia contra incêndios entram em funcionamento com 288 vigilantes

Os 72 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios vão entrar esta terça-feira em funcionamento com 288 vigilantes, segundo o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais deste ano. […]

Últimas

Bagaço de azeitona: Situação de Fortes “pode multiplicar-se”

A Associação Ambiental dos Amigos das Fortes reagiu às notícias de que “produção de azeite pode parar no Alentejo”, uma vez que os “tanques das […]