Guia – Culturas GM e Políticas na EU

Guia – Culturas GM e Políticas na EU

A Europabio – Associação Europeia das BioIndústrias  disponibiliza agora em Português o Guia “Culturas GM e Políticas na UE” .

É apresentado um ponto de situação sobre as Culturas Geneticamente Modificadas (GM)  – conhecidas também por transgénicas –  no mundo e o seu contexto da realidade na União Europeia. São abordados ainda os seguintes temas: funcionamento do comércio e das aprovações; o cultivo das culturas GM e os seus benefícios; e inovação e propriedade intelectual.

Hoje, provavelmente, está a vestir roupa criada com algodão GM e a comer algo produzido pela biotecnologia. Na Europa, o gado está a ser alimentado com quantidades significativas de rações produzidas com culturas GM, a maioria das quais são cultivadas e colhidas noutros continentes. No entanto, apesar de ter contribuído para a sua criação, a Europa tem feito tudo para expulsar a tecnologia mais rapidamente adotada na história da agricultura.

 As culturas GM, também denominadas por vezes como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), foram e continuam a ser consideradas seguras, fornecendo múltiplos benefícios. Então, porque é que a União Europeia (UE) e muitos dos seus Estados Membros colocam entraves à utilização desta tecnologia promissora, da qual nós já dependemos?

Este é um guia útil para qualquer pessoa que queira compreender o potencial das culturas geneticamente modificadas para agricultura, para a alimentação, para o ambiente, para a economia e para a sociedade da União Europeia.

O guia com o título original “The Green G-Nome’s Guide to GM crops & policies in the EU” está disponível em InglêsEspanholFrancêsPolaco e Português. Em breve este guia estará disponível noutras línguas. Para mais informações consulte o website da Europabio.

Para receber um exemplar impresso por correio, envie-nos um e-mail (geral@cibpt.org) com a sua morada.
(existe um nº limitado de cadernos em papel)

Para mais informações consulte o website do Centro de Informação de Biotecnologia: http://www.cibpt.org

 

Comente este artigo
Anterior Omnibus: a significant step forward for the Common Agricultural Policy
Próximo O que esperar do Alqueva

Artigos relacionados

Últimas

Como a Europa se uniu para combater os incêndios florestais

2017 foi um ano marcado por inúmeros incêndios na Europa. Enquanto Portugal combatia os incêndios que devastaram 50% das matas nacionais, […]

Vídeos

Tudo é Economia – T.5 Ep.12

Programa semanal sobre economia e finanças. Macroeconomia, mas também negócios, empresas, mercados e finanças pessoais.Um programa […]

Nacional

Site estará em manutenção hoje (sábado) entre as 22h00 e as 03h00

Atenção o site estará em manutenção entre as 22h00 e as 03h00 (Início: 22:00 de Sábado dia 3 Fevereiro 2018 e Fim: 03:00 de Domingo dia 4 Fevereiro 2018), para actualizações de segurança. Agradecemos a sua compreensão, é para servir-mos melhor os nossos leitores.