“Governo autoriza produtores a abastecerem em pé de igualdade com veículos de emergência”, diz Ministro da Agricultura (c/som)

“Governo autoriza produtores a abastecerem em pé de igualdade com veículos de emergência”, diz Ministro da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] Iniciada segunda-feira (12 de agosto), a greve dos motoristas de matérias perigosas tem levado o Governo à adoção de várias medidas para garantir o combustível mínimo a todo o país.

A RC falou com Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, para perceber o impacto que a greve pode ter no setor agrícola e quais as soluções disponibilizadas.

O governante afirma que “esta greve ocorre num período muito importante para a agricultura”, uma vez que decorrerem as colheitas de vários produtos, sendo necessário em simultâneo, a realização de “abastecimentos diários para a pecuária” e o “escoamento de produtos”.

“Sendo a greve um direito legítimo, é simultaneamente um grande constrangimento” para as atividades agrícolas
Luís Capoulas Santos

Procurando colmatar os efeitos da greve, o Governo estabeleceu em cada capital de distrito, “um balcão de atendimento para os transportadores” de alguns produtos como os lácteos e “frutas e hortícolas em momento crítico de colheita”.

Desta forma, são passadas a estes produtores “autorizações para abastecer nas bombas prioritárias em pé de igualdade com os veículos de emergência”, tendo sido ainda criada uma plataforma no âmbito da alimentação animal e produtos pecuários que é preciso transportar.

O Ministro da Agricultura conclui, afirmando que “até agora nestes dias de greve, o sistema tem funcionado eficazmente”.

Comente este artigo
Anterior Agricultores preocupados com “escalada da crispação” na greve
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Tavira

Artigos relacionados

Últimas

IV Jornadas Apícolas da Sociedade dos Apicultores de Portugal – 28 de setembro – Lisboa

No dia 28 de setembro vai decorrer no Centro de Interpretação do Parque de Monsanto e espaço envolvente as IV Jornadas Apícolas e IV Feira do Mel da Sociedade dos Apicultores de Portugal em colaboração com o Parque Florestal de Monsanto. […]

Dossiers

Certificação Florestal regional PEFC do Alentejo é uma realidade

A ACFALT – Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo, recebeu a 13 de agosto de 2020 o certificado regional PEFC de Certificação de Gestão Florestal Sustentável, para a […]

Nacional

População contesta instalação de refinaria de bagaço de azeitona em Trancoso

População e autarcas contestam a construção de uma refinaria de bagaço de azeitona nas proximidades da aldeia de Cogula, no concelho de Trancoso, […]