“Governo autoriza produtores a abastecerem em pé de igualdade com veículos de emergência”, diz Ministro da Agricultura (c/som)

“Governo autoriza produtores a abastecerem em pé de igualdade com veículos de emergência”, diz Ministro da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] Iniciada segunda-feira (12 de agosto), a greve dos motoristas de matérias perigosas tem levado o Governo à adoção de várias medidas para garantir o combustível mínimo a todo o país.

A RC falou com Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, para perceber o impacto que a greve pode ter no setor agrícola e quais as soluções disponibilizadas.

O governante afirma que “esta greve ocorre num período muito importante para a agricultura”, uma vez que decorrerem as colheitas de vários produtos, sendo necessário em simultâneo, a realização de “abastecimentos diários para a pecuária” e o “escoamento de produtos”.

“Sendo a greve um direito legítimo, é simultaneamente um grande constrangimento” para as atividades agrícolas
Luís Capoulas Santos

Procurando colmatar os efeitos da greve, o Governo estabeleceu em cada capital de distrito, “um balcão de atendimento para os transportadores” de alguns produtos como os lácteos e “frutas e hortícolas em momento crítico de colheita”.

Desta forma, são passadas a estes produtores “autorizações para abastecer nas bombas prioritárias em pé de igualdade com os veículos de emergência”, tendo sido ainda criada uma plataforma no âmbito da alimentação animal e produtos pecuários que é preciso transportar.

O Ministro da Agricultura conclui, afirmando que “até agora nestes dias de greve, o sistema tem funcionado eficazmente”.

Comente este artigo
Anterior Agricultores preocupados com “escalada da crispação” na greve
Próximo Oferta de emprego - Engenheiro Agrónomo - Tavira

Artigos relacionados

Dossiers

Fruta Feia celebra 5.º aniversário e evita mais de 1.300 toneladas de desperdício

[Fonte: Anipla – fitotema]

São já 187 os produtores/agricultores de todo o género de fruta e legumes que fornecem a Fruta Feia, um projeto que nasceu da necessidade de inverter as tendências de normalização de frutas e legumes, relativamente a formato, […]

Nacional

Transfer2agro: Desidratação – uma forma de acrescentar valor aos produtos hortofrutícolas

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Publirreportagem
O projeto Transfer2agro é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal2020 e pela União Europeia através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Procura promover uma eficaz e eficiente transferência do conhecimento científico e tecnológico para as PME. […]

Notícias Apoios

Cristas culpa Governo pela execução de apenas trinta por cento dos fundos para a Agricultura

[Fonte: Mensageiro de Bragança]
A baixa execução dos fundos comunitários, motivou duras criticas ao Governo do PS, por parte de Assunção Cristas, líder do CDS-PP, que não deixou passar a Feira do Fumeiro de Vinhais sem fazer uma visita ao certame mais antigo do país, […]