Governo altera fundo de apoio aos criadores de ovinos inativo há uma década

Governo altera fundo de apoio aos criadores de ovinos inativo há uma década

[Fonte: Gazeta Rural]

O Governo alterou, por diploma, a gestão de verbas do fundo de apoio aos criadores de ovinos, criado em 1998 para adiantamentos para as tosquias, concentração da lã e leilões de venda, mas que nunca foi usado.

Apesar disso, campanhas de tosquias, concentração e venda de lã continuam a ser anualmente promovidas pela ACOS – Agricultores do Sul (ACOS), razão pela qual, no decreto-lei publicado em Diário da República, o Governo considerou “adequado proceder à transferência” da competência de gestão do fundo para a ACOS.

“Compete à ACOS gerir as verbas que constituem o fundo de apoio à organização do setor da lã”, refere o executivo no documento.

O fundo pretende apoiar os criadores de ovinos nas operações de tosquia, concentração da lã e leilões destinados à venda do produto, concedendo adiantamentos do valor a receber com a venda da lã, a restituir após essa venda.

O fundo é comparticipado pelo Estado – através das verbas inscritas no orçamento do, então, Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA) – e pelas associações de produtores do setor.

A gestão dos capitais do fundo competia à Federação das Associações de Produtores de Ovinos e Caprinos (FAPOC), enquanto a Direção Geral do Desenvolvimento Rural (DGDR) aprovava os planos de atividades submetidos pela FAPOC e o INGA assegurava o controlo das verbas que constituíam o fundo.

“Este fundo encontra-se há, pelo menos, 10 anos sem ser utilizado, além de que a FAPOC não tem desenvolvido qualquer atividade de há uns anos a esta parte”, lê-se no despacho governamental hoje publicado.

O Instituto de Financiamento à Agricultura e Pescas (IFAP), que sucedeu ao INGA nas suas atribuições, passa a ser a entidade de controlo das verbas que constituem o fundo, segundo o mesmo diploma.

O despacho publicado produz efeitos a partir da campanha de 2018 e entra em vigor no final de Maio.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Governo altera fundo de apoio aos criadores de ovinos inativo há uma década foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior União Europeia disponibiliza pacote de financiamento para agricultores, sobretudo jovens
Próximo Recuperação de áreas ardidas em Boticas apoiada pelo Fundo Recomeçar

Artigos relacionados

Últimas

International Cannabis Toolkit Workshop 2019? É em Lisboa

[Fonte: Agricultura e Mar]
O International Cannabis Toolkit Workshop 2019 realiza-se em Lisboa, no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, na Praça das Indústrias. O debate vai centrar-se no uso daquela planta seja para fins medicinais ou lúdicos. […]

Dossiers

La campaña de patata finaliza con precios altos por la escasa oferta

[Fonte: Agropopular – Cotações]

La patata ha dejado de cotizar en La Rioja esta semana ante la falta de existencias. Y aunque aún queda patata en los almacenes para el suministro de las industrias, las existencias de patata para el mercado fresco son ya mínimas y se pueden dar por concluida, […]

Sugeridas

Um guia para perceber a lei da limpeza dos terrenos. Excesso de zelo, ou seguro contra incêndios?

[Fonte: Observador]
O que tem de fazer para limpar os seus terrenos? De quem são as responsabilidades? Que eficácia tem esta medida? Pode simplificar-se? Guia para perceber a lei da limpeza dos matos.

A ocorrência de grandes tragédias induz à tomada de grandes medidas. […]