Fórum Internacional sobre Bio-regiões a 2 de Abril em Penafiel

Fórum Internacional sobre Bio-regiões a 2 de Abril em Penafiel

A agricultura biológica, a sustentabilidade e as bio-regiões estarão em debate na próxima terça-feira, dia 2 de abril, no Fórum Internacional sobre Bio-regiões, que se realiza durante a tarde, a partir das 14h00, na sede da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em Penafiel.

O Diretor-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gonçalo de Freitas Leal, marcará presença neste Fórum e presidirá ao encerramento do debate, que irá reunir especialistas ligados ao desenvolvimento sustentável dos territórios.

Pretende-se, assim, com este Fórum incentivar a gestão sustentável dos recursos endógenos e, consequentemente, do território, não só ao nível da produção biológica, mas através do envolvimento da comunidade local, desde agricultores, produtores, consumidores, escolas, operadores turísticos, instituições, entre outros.

Moderado por José Martino, CEO da Ruris, entidade responsável pelo desenvolvimento do estudo para aferir o potencial económico do setor agroalimentar do Tâmega e Sousa, o painel contará com Jaime Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO), Salvatore Basile, Presidente da International Network of Eco Regions (IN.N.E.R.)/ Rede Internacional de Bio-regiões, Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, primeira bio-região portuguesa a integrar a Rede Internacional de Bio-regiões, e Daniel Queirós, CEO da Biocheers, uma empresa do Tâmega e Sousa especialista na produção, comércio e distribuição de produtos biológicos certificados.

O Fórum Internacional sobre Bio-regiões é organizado pela CIM do Tâmega e Sousa em parceria com a International Network of Eco Regions/Rede Internacional de Bio-regiões.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Bruxelas dá 5,5 milhões de euros a Portugal para fruta e leite nas escolas
Próximo Bruxelas dá 5,5 milhões a Portugal para distribuir fruta e leite nas escolas

Artigos relacionados

Internacional

La revisión de la PAC, pero sobre todo los efectos del Brexit, marcarán 2017 para el campo en la UE

[Fonte: Agroinformacion]  La Unión Europea (UE) inicia un año de debates, en el que se conocerán las primeras propuestas sobre una nueva reforma de la Política Agrícola Común (PAC), […]

Revistas

Manuais de Bem-Estar Animal

O “Manual de Bem-Estar Animal” e o “Manual de Boas Práticas – Bem-Estar em Ovinos” são duas ferramentas de apoio em bem-estar animal. […]

Internacional

La salmonelle, née avec l’agriculture

HISTOIRES DE MÉDECINE – L’élevage d’animaux tels que les cochons a favorisé l’apparition de nouvelles maladies.

La «Salmonella typhimurium», en rouge, […]