Finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize já são conhecidos

Finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize já são conhecidos

[Fonte: Navigator Art on Paper Prize]

Maior prémio de arte em papel do mundo

Já são conhecidos os cinco artistas finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize, o maior galardão de Arte em papel no mundo cujo artista vencedor será tornado público no próximo dia 11 de maio.

Os cinco artistas que integram a lista de finalistas – Abu Bakarr Mansaray (Serra Leoa), Andrea Bowers (EUA), Catherine Anyango Grünewald (Suécia / Quénia), Maria Berrio (Colômbia) e Mateo López (Colômbia) – aguardam agora pela decisão final do júri para que, apenas um e face ao seu percurso artístico e consistência da obra, seja o vencedor da 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize.

Este ano, o elenco do júri é composto por nomes com notoriedade internacional, dando expressão ao carácter transfronteiriço do prémio. Claire Gilman, Curadora Chefe do Drawing Center, em Nova Iorque; Jacob Fabricius, Diretor do Kunsthal Aarhus, em Copenhaga; María Inés Rodríguez, curadora-adjunta de arte moderna e contemporânea do Museu de Arte de São Paulo (MASP); Nimfa Bisbe Molin, Diretora da Coleção de Arte da Fundación La Caixa e Joana P. R. Neves, Diretora Artística do Drawing Now (Feira de Desenho em Paris) são os responsáveis pela escolha dos finalistas e também daquele que será o vencedor Navigator Art on Paper Prize, em 2019.

Com curadoria da responsabilidade de Filipa Oliveira, o Prémio Navigator Art on Paper tem como missão apoiar a criação artística em papel, valorizando-o como um dos suportes de inovação, criatividade, investigação e arte. O artista plástico Pedro A. H. Paixão foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper. Até dia 14 de maio será apurado o vencedor da 2ª Edição.

Uma selecção de obras de cada um dos cinco finalistas da segunda edição do Navigator Art on Paper Prize, algumas criadas especialmente para o prémio, estará em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa de 16 de maio a 1 de junho, com entrada gratuita numa oportunidade única de conhecer as obras. A exposição irá coincidir com a Arco Lisboa, e terá um programa intenso de visitas e conversas complementares.

Comente este artigo
Anterior Produtos inovadores vencem concurso FoodValorization
Próximo Qual a alimentação do futuro? Legislação que aprova insetos para consumo animal e humano pode chegar este ano

Artigos relacionados

Comunicados

UE e Mercosul chegam a acordo sobre o comércio

[Fonte: Comissão Europeira]
A União Europeia e o Mercosul chegaram hoje a um acordo político com vista a um acordo comercial ambicioso, equilibrado e abrangente. O novo quadro comercial — que faz parte de um acordo de associação mais vasto entre as duas regiões — irá consolidar uma parceria estratégica ao nível político e económico e criar importantes oportunidades de crescimento sustentável para ambas as partes, […]

Comunicados

‘Brexit’, PAC, Portugal ou… um novo Alqueva – Editorial Teresa Silveira+Suplemento Agrovida

O Reino Unido ainda não abandonou a União Europeia (UE), mas os efeitos práticos negativos desse adeus ao projeto europeu já começam a bater-nos à porta. O inesperado resultado do referendo realizado a 23 de Junho de 2016 – 51,9% votos a favor do ‘Brexit’ contra 48,1% a favor da permanência na UE – já começa a fazer mossa em Portugal. […]

Comunicados

FENAREG alerta para as consequências de uma seca que afetará milhares de hectares

As Associações de Regantes estão em estado de alerta devido à seca. Num momento-chave para a campanha de rega, os volumes armazenados nas albufeiras não poderão dar resposta às necessidades. A falta de chuva inquieta agricultores em quase todo o País, com “preocupação máxima” no Alentejo. […]