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– 11-11-2004 |
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Feiras : Alimentaria promove contactos de exportadores portugueses com novos mercadosLisboa, 10 Nov A directora de feiras da FIL (Feira Internacional de Lisboa), F�tima Vila Maior, avanãou hoje � agência Lusa que uma das novidades da edição de 2005 da Alimentaria, a realizar em Lisboa, de 10 a 13 de Abril, � a criação de um "comit� de exportadores", uma iniciativa em parceria com o ICEP. O objectivo � promover os contactos entre empres�rios portugueses na área da produ��o de bens alimentares e importadores de mercados onde se espera um desenvolvimento nos próximos tempos, como Angola ou Mo�ambique. "Convidamos quatro ou cinco importadores dos mais representativos em cada um daqueles países" para se deslocarem a Lisboa onde podem vir a concretizar neg�cios de transac��es de produtos, mas Também parcerias ou joint-ventures, explicou F�tima Vila Maior. Para j�, a responsvel de feiras d� os exemplos de Angola, Mo�ambique, Brasil ou países de leste europeu, mas "o comit� pode decidir incluir outros mercados". Esta será uma das ac��es complementares � mostra de produtos realizada na Alimentaria 2005, uma feira organizada em parceria pela FIL e pela empresa espanhola Reed Exhibitions Ib�ria e que tem lugar anualmente, em Lisboa e Barcelona, alternadamente. F�tima Vila Maior faz questáo de frisar a meta de "ser mais que uma mostra de produtos" e apostar numa vertente mais abrangente da iniciativa. Assim, v�o disponibilizar-se para as empresas participantes na feira várias ac��es e serviços, como a comunica��o ou a prepara��o dos stands, mas Também os semin�rios a decorrer durante a Alimentaria. Outra novidade da edição do próximo ano da feira do sector da alimenta��o � a integra��o de tr�s novos sectores, na divisão dos 24 mil metros quadrados da exposi��o, Vegefruta (frutas e legumes frescos), Deliexpo (delicatessen e produtos regionais) e Panitec (matérias-primas e equipamento para pastelarias e padarias). "Nos produtos delicatessen haver� uma zona de degusta��o para uma selec��o dos melhores produtos portugueses, como queijos, enchidos ou azeites", esclareceu. A estes juntam-se os habituais Multiproduto, de maior dimensão, com 37 por cento do total da área, Mundidoce, Congexpo, Intercarne, Expobebidas e Tecnoalimentaria. Também a loja do futuro, que se estreou na última edição realizada em Lisboa, em 2003, volta em 2005, para mostrar os equipamentos que poder�o ser encontrados no com�rcio dentro de alguns anos. A directora de feiras da FIL salienta ainda o facto de a crise econ�mica vivida por muitas empresas, nomeadamente no sector alimentar, e que levou algumas delas a congelar investimentos, não teve consequências no interesse em participar na Alimentaria. A adesão a esta edição � semelhante � quela registada na mesma altura (ou seja, a cinco meses da realiza��o da feira) da Alimentaria anterior e o espaço contratado atinge j� 70 por cento do total, conforme referiu F�tima Vila Maior. são esperados 40 mil visitantes e os expositores estrangeiros dever�o ser 33 por cento do total, dos quais cerca de 30 por cento v�m de Espanha. Na edição de 2005, participam pela primeira vez Tun�sia, Gr�cia e �dia. Hoje decorreu na FIL um semin�rio em que o director de rela��es institucionais da Alimentaria Exhibitions, Eduardo Manresa, transmitiu a um grupo de empres�rios portugueses a utilidade que pode ter uma participa��o em feiras e a forma como podem rentabilizar esse investimento. A organiza��o enviou convites a 400 empresas, mas somente 60 participaram no semin�rio.
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