Foi com grande consternação que Portugal recebeu a notícia do falecimento de Pau Roca, Diretor Geral da OIV.
Pau Roca tinha um conhecimento profundo do sector vitivinícola mundial, experiência adquirida à frente da FEV, a Federação Espanhola do Vinho, que dirigiu durante mais de 20 anos.
Foi delegado de Espanha na OIV desde 1992, tendo ocupado vários cargos na estrutura da OIV: foi presidente do grupo de peritos da OIV “Direito e Informação do Consumidor” (DROCON) entre 2010 e 2016, bem como vice-presidente do grupo de peritos “Desenvolvimento Sustentável e Alterações Climáticas” (ENVIRO) entre 2016 e 2018, tendo sido eleito Diretor Geral da OIV, Assembleia Geral da OIV de 2018, no Uruguai, por um mandato de cinco anos.
Durante o seu mandato, Pau Roca incentivou o desenvolvimento da digitalização no setor vitivinícola e na OIV, promovendo novas ferramentas de comunicação interna num departamento que desenvolveu fortemente. Foi igualmente responsável pela transferência da sede da OIV para Dijon e pelo início da gestão das comemorações do Ano do Centenário da OIV.
Reforçou ainda os laços da OIV com outras instituições mundiais, como a OMC (Organização Mundial do Comércio), a OMT (Organização Mundial do Turismo), a OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos), a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o CIHEAM (Centro Internacional de Altos Estudos Agronómicos Mediterrânicos) e o Codex Alimentarius. Acolheu, igualmente 3 novos Estados-Membros, o Reino Unido, a Ucrânia e a Albânia, dando à OIV um total de 50 Estados-Membros.
Pau Roca, enquanto Diretor Geral da OIV, deslocou-se várias vezes ao nosso país, reforçando e estreitando o apoio e a colaboração de Portugal junto daquela Organização internacional.
O IVV apresenta sentidas condolências à família do Dr. Pau Roca, a quem envia um forte abraço da parte de todos os amigos de Portugal.
Fonte: IVV