Num país de grande tradição vitivinícola, há marcas que carregam o peso da história e outras que vão ao passado beber influência, juntando-lhe depois um toque de modernidade para procurarem assim singrar num mercado global cada vez mais exigente.
No Oeste, uma das mais antigas regiões vitivinícolas do país, conhecemos a Companhia Agrícola do Sanguinhal, fundada em 1926, pelo avô do atual administrador. O empresário tinha também a maior rede de lojas de venda ao público no país, as afamadas tabernas Val do Rio. Sabia que a célebre expressão “flagrante delitro” foi escrita por Fernando Pessoa numa destas lojas?
No concelho de Castelo Branco fomos aprender com Miguel Valente, engenheiro agrónomo de formação, o que distingue um vinho biodinâmico.
Terminamos a nossa viagem em Estremoz. Tiago Cabaço é hoje um nome firmado no setor vinícola. Em 2017, o produtor alcançou um feito inédito: um vinho português, ganhou o prémio de melhor vinho tinto de lote do mundo, nos Decanter World Wine Awards, um dos mais importantes concursos de vinho internacionais. Não perca o próximo Faça Chuva Faça Sol.