As exportações do Lidl Portugal geraram um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa, uma subida de 18% em termos homólogos, de acordo com um estudo da consultora Forvis Mazars hoje divulgado.
No período em análise, foram criados 6.520 empregos no país (+32% face a 2022).
“As exportações facilitadas pelo Lidl Portugal em 2023, no valor de 156 milhões de euros, representaram 2% do total das exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia”, adianta a empresa.
No total, “o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais para 29 países nos quais está presente”, acrescenta em comunicado.
No ano passado, o Lidl exportou “mais de uma centena de diferentes tipos de artigos para 29 países dos 32 onde está presente, com destaque para a Alemanha, Espanha e França”.
As exportações do Lidl Portugal “representaram, em 2023, 2% do total das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, tendo as mesmas gerado, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 289 milhões de euros na economia portuguesa (+18% face a 2022), nos setores de atividade associados à produção destes produtos”.
Destacam-se, entre as atividades, produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (44%); produtos alimentares (31%); bebidas (18%) e produtos da pesca e da aquacultura (7%).
“Em 2023, por cada euro em exportações facilitadas pelo Lidl em produtos destinados à exportação, foram gerados cerca de 1,85 euros na economia portuguesa”, lê-se no comunicado.
No total, “ao longo de 2023, o retalhista impulsionou a exportação de 156 milhões de euros em produtos nacionais (+19% face a 2022), com as categorias de frutas e legumes (57,5 milhões de euros), vinho e licores (24,3 milhões de euros), peixe e conservas de peixe (13,1 milhões de euros), alimentos básicos como massas e arroz (12,2 milhões de euros) e legumes e leguminosas enlatados (11,4 milhões de euros)” a terem o maior contributo para o valor exportado.
Por sua vez, há categorias “que mais do que duplicaram o seu volume de exportação, quando comparadas com o ano anterior, como a de laticínios frescos e secos (+227%), café /chá /cacau /instantâneo (+148%) e a de alimentos básicos (+50%)”.
Oitenta por cento dos fornecedores que exportam através do Lidl são PME, e 82% do volume de negócio das exportações através do Lidl resultam de PME.
As exportações facilitadas pelo Lidl geraram “a criação de 6.520 empregos em Portugal, um aumento de 32% face a 2022, representando mais 1.588 postos de trabalho, de forma direta, indireta e induzida, tendo impactado maioritariamente: produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados (61%); produtos alimentares (19%); produtos da pesca e da aquacultura (11%) e bebidas (9%)”.