|
|
|
|
|
– 09-12-2004 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] [ Internacional ] |
Exporta��es e produtores de vinhos em grande no BrasilTerminou dia 6 de Dezembro a maior participa��o de sempre de empresas portuguesas em degusta��es no Brasil. Nesta sessão de provas de vinhos, em são Paulo, estiveram presentes 25 produtores nacionais que representaram ao mais alto nível. as diversas regi�es vitivin�colas nacionais. Nas ultimas 4 ac��es do projecto de parceria ANDOVI / ICEP fez-se uma op��o pela Regi�o Sul do Brasil o que até agora Também não tinha sido feito mas que Também por este motivo mereceu a nossa maior aten��o. O potencial que os Estados do sul representam t�m a ver com o nível. das pessoas, são estados mais ricos, com um rendimento per capita mais alto que o norte e nordeste. Para além disso, os consumidores t�m mais alguma cultura do vinho uma vez que o sul � a principal regi�o produtora do Brasil. Existe, no entanto, nestas regi�es uma maior apet�ncia pelos vinhos do Chile e Argentina, dada a sua influ�ncia e proximidade. Relativamente �s ac��es realizadas os resultados superaram todas as expectativas, especialmente por serem mercados muito pouco explorados pelos vinhos de Portugal e pela forte aflu�ncia de convidados quer em quantidade quer em qualidade. Os Estados onde se realizaram as provas tiveram o seguinte numero de participantes: 29 de Novembro � Curitiba – Hotel Pestana – 340 pessoas Ap�s ter sido percorrido alguns dos mercados mais importantes e ter sido feita a op��o pelos principais estados fora do eixo S. Paulo / Rio de Janeiro, � poss�vel fazer um balanão extremamente positivo. As 14 degusta��es em 10 estados diferentes tiveram uma presença de aproximadamente 5000 pessoas, representando supermercados, distribuidores, restaura��o, sommeliers, hot�is, en�filos, etc. O retorno ao nível. do n�mero de participantes em cada evento, ao nível. de artigos publicados, quer ainda ao nível. das reportagens emitidas nas principais r�dios e televis�es, � considerado por todos algo �mpar em todos os mercados trabalhados pela ANDOVI / ICEP, confirmando desta forma que, uma estratégia bem montada com um excelente conhecimento do mercado poder� dar frutos bem patentes na subida das exporta��es. Apesar dos condicionalismos do D�lar cada vez mais fraco em rela��o ao Euro, o que prejudica grandemente as exporta��es portuguesas, bem como os acordos privilegiados com o Chile e Argentina, o desempenho das nossas exporta��es foi francamente bom. Nos primeiros 10 meses deste ano Portugal passou a ocupar a terceira posi��o de maior exportador de vinho para o Brasil (em valor) � frente do Chile e Argentina. Portugal cresceu relativamente ao mesmo período de 2003, cerca de 27,59% em valor e 30,90% em volume, o que pode mais uma vez ser considerado not�vel e demonstrativo do excelente trabalho de promo��o que tem sido desenvolvido neste mercado. No final do ano as exporta��es poder�o ficar nos 12 milhões de d�lares o que, se acontecer, implicar� um crescimento de aproximadamente 25 % relativamente ao ano de 2003. não sendo um mercado considerado priorit�rio pelo estudo da Monitor do Sr. Porter, tal como os restantes mercados que t�m uma grande influ�ncia da cultura portuguesa, não será altura de fazer uma reflex�o sobre a teoria e realidade? E porque não um ponto de situa��o sobre a estratégia a desenvolver?
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |