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– 09-04-2010 |
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Eurobar�metro: Europeus não estáo suficientemente informados acerca da perda da biodiversidade. Comissão Europeia lan�a campanha de sensibiliza��oA Comissão Europeia publicou um inqu�rito Eurobar�metro que revela que in�meros europeus não compreendem o conceito de biodiversidade e não consideram estar bem informados acerca da perda da biodiversidade. A Comissão lanãou, simultaneamente, uma campanha destinada a informar o público acerca da perda da biodiversidade na UE. Janez Potocnik, Comissário respons�vel pelo Ambiente, afirmou: �A biodiversidade � o motor natural do nosso futuro e devemos aprender a cuidar dela. Espero que esta campanha nos ajude nesta via e nos sensibilizar� para a necessidade de cuidarmos mais do mundo natural de que dependemos�. Novos estudos sobre a sensibiliza��o para a biodiversidade O recente inqu�rito Eurobar�metro revela que a maioria dos europeus considera não estar suficientemente informado acerca da biodiversidade. O novo inqu�rito �Atitudes para com a biodiversidade� demonstra que apenas 38% dos europeus conhecem o significado do termo, embora 28% j� tenham ouvido falar da biodiversidade mas não conhecem o seu significado. Uma maioria pensa que a perda da biodiversidade � uma questáo preocupante, embora não se sinta pessoalmente afectada pelo decl�nio, com apenas 17% dos inquiridos a concordarem que j� se encontram afectados pelo decl�nio. Quando inquiridos sobre as amea�as mais importantes para a biodiversidade, 27% deram prioridade � polui��o, com 26% a responsabilizarem os desastres de origem humana. A raz�o principal citada pelos cidad�os para explicar a sua inac��o para pôr termo � perda da biodiversidade � a sua deficiente percep��o quanto �s medidas a adoptar. Campanha de sensibiliza��o da Comissão A campanha a nível. da UE, que coincide com o facto de a ONU ter designado 2010 como Ano da Biodiversidade, visa uma maior sensibiliza��o para o problema através de um s�tio Web, um clip v�deo, ac��es de promo��o e divulga��o, arte urbana e artigos de imprensa incluindo nas redes sociais. O vector principal da campanha será mostrar aos cidad�os as verdadeiras consequ�ncias que estas perdas teráo no nosso dia-a-dia, pondo a t�nica nas ac��es que os cidad�os podem pôr em pr�tica para impedir tais perdas. A campanha articula-se em torno de um slogan – �estamos todos no mesmo barco�. A principal preocupa��o da campanha � familiarizar os cidad�os com a problem�tica da biodiversidade, chamando-lhes a aten��o para as potenciais consequ�ncias desta perda e para o facto de estar ao seu alcance fazer algo para travar este decl�nio. A campanha � concebida em torno do slogan �Biodiversidade � estamos todos no mesmo barco�. Ter� uma componente educativa que explicar� o valor da biodiversidade e salientar�, nomeadamente, a no��o dos serviços ecossist�micos e os perigos inerentes ao seu desaparecimento. O objectivo será sensibilizar ainda mais os cidad�os para o papel que podem desempenhar no sentido de abrandar e impedir esta perda. O tema recorrente � a ideia de conectividade e interdepend�ncia. Contexto : que se passa com a biodiversidade? A biodiversidade mundial está severamente amea�ada, com especies a desaparecerem a um ritmo 100 a 1000 vezes superior ao normal. Mais de um teráo das especies avaliadas encontra-se em risco de extin��o e estima-se que se terá verificado uma degrada��o de cerca de 60% dos serviços ecossist�micos da Terra nos �ltimos 50 anos. As actividades humanas estáo na origem desta perda, através das altera��es das qualifica��es dos solos, sobreexplora��o, pr�ticas não sustentadas, polui��o e a introdu��o de especies invasoras que conduziram � destrui��o, fragmenta��o e degrada��o de habitats e das especies que nelas habitam. As altera��es clim�ticas desempenham Também o seu papel. Os Ministros do Ambiente da UE debateram, em meados de Março, um novo objectivo em matéria de biodiversidade e acordaram em travar a perda da biodiversidade e a degrada��o dos serviços ecossist�micos e restaur�-los tanto quanto poss�vel até 2020. Delinearam Também uma visão a longo prazo para 2050, altura em que a biodiversidade deveria estar protegida, valorizada e adequadamente restaurada, tendo igualmente defendido que um amplo leque de pol�ticas e estratégias da UE deveria integrar de forma mais clara objectivos em matéria de biodiversidade. As conclus�es do Conselho receberam o apoio dos l�deres da UE, em 26 de Março. Fonte: Comissão Europeia
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