Nova plataforma europeia agrega informação sobre novas tecnologias de combate e prevenção de incêndios florestais.
Está a funcionar uma plataforma online, de livre acesso, onde se podem pesquisar patentes atribuídas por inovações tecnológicas no combate ou na prevenção de incêndios florestais. Empresas, cientistas e engenheiros que trabalham nesta área, mas também governos e autoridades com competências no combate aos incêndios são o público-alvo desta iniciativa.
O Instituto Europeu de Patentes (EPO na sigla em inglês) juntou-se ao INPI — Instituto Nacional da Propriedade Industrial e a outros institutos de patentes na Europa para lançar esta plataforma, que agrega dados da base de dados pública Espacenet, que tem mais de 140 milhões de documentos de 100 países, diz um comunicado de imprensa.
A plataforma permite pesquisar tecnologias de detecção e prevenção de incêndios, combate às chamas, equipamento de protecção e restauro das áreas ardidas.
Em cada uma destas áreas estão definidas subpesquisas de tecnologias como inteligência artificial, machine learning ou sensores de temperatura e humidade, por exemplo, na área de detecção e prevenção de incêndios. Ou tecnologias aéreas, na área de combate às chamas, para dar outro exemplo.