|
|
|
|
|
– 23-02-2010 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Ess�ncia do Vinho re�ne em Março 3000 vinhos e 350 produtores no Pal�cio da Bolsa, no PortoO Ess�ncia do Vinho � Porto 2010 foi ontem apresentado � Imprensa, tendo a organiza��o revelado as principais ac��es do programa bem como a imagem oficial, na presença de Rui Moreira, Presidente da Associa��o Comercial do Porto, e Vladimiro Feliz, Vereador do Turismo, Inovação e Lazer da C�mara Municipal do Porto. Nesta s�tima edição, o evento re�ne cerca de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros, decorrendo em paralelo um intenso programa de ac��es. No primeiro dia, 4 de Março, quinta-feira, entre outras actividades será promovido o debate �Vinho com Modera��o� e ainda uma Prova Vertical Moscatel de Set�bal da Jos� Maria da Fonseca. Pela manh�, um conceituado painel de especialistas, nacionais e estrangeiros, elege pelo quinto ano consecutivo o TOP 10 dos Vinhos Portugueses, cujos vencedores seráo divulgados no dia seguinte, sexta-feira. Precisamente, dia 5 de Março será realizada a Prova Comemorativa dos 100 Anos da República Portuguesa, com vinhos do Porto, Madeira e Moscatéis de Set�bal Também centen�rios. Nesse mesmo dia seráo revelados os vencedores do TOP 10 dos Vinhos Portugueses e entregues os prémios aos �Melhores do Ano� de 2009 pela revista WINE � A Ess�ncia do Vinho. Ainda nessa sexta-feira destaque para uma prova dos vinhos Casa Ferreirinha Reserva Especial. No terceiro dia do evento, s�bado, 6 de Março, de sublinhar as provas comentadas de Grandes Vinhos do Alentejo, a prova dos Independent Wine Grower�s, de Champagnes Mill�simes (com o �Master Sommelier� Jo�o Pires) e dos vinhos P�ra Manca e Scala Coeli da Funda��o Eug�nio de Almeida. ��� Domingo, 7 de Março, quarto e �ltimo dia do evento, realce, entre outras ac��es, para uma prova de Vinhos do Porto Vintage da Fonseca Guimaraens. De acordo com Nuno Guedes Vaz Pires, director da Ess�ncia do Vinho, empresa que co-organiza o evento com a Associa��o Comercial do Porto, o programa desta s�tima edição �volta a apresentar aspectos inovadores e capazes de despertar o interesse dos visitantes, não s� através das ac��es j� mencionadas como Também pela presença de v�rios especialistas em vinhos e chefes de cozinha com trabalho reconhecido por estrelas Michelin, por exemplo�. Nuno Guedes Vaz Pires sublinha �o crescimento not�vel que o evento tem apresentado tendo, nas últimas seis edi��es, registado um valor total de quase 78.400 visitantes, sendo que cerca de 18.000 pessoas o visitaram em 2009�. IMAGEM OFICIAL ARROJADA Prosseguindo a associa��o do vinho a outras manifesta��es culturais e art�sticas, iniciada na edição de 2009 com uma pintura da artista pl�stica Ana Cristina Leite, o Ess�ncia do Vinho � Porto convidou desta feita um criador de moda para pensar a imagem oficial do evento em torno do �espôrito do vinho�.
O conceito inspirou o criador portuense J�lio Waterland, que desenhou um vestido vermelho, em mousseline de seda, com corpete drapeado e saia �evas�e�, para a manequim Também portuense Joana Freitas. �Do nome �Ess�ncia� partiu todo o conceito de espôrito, de algo que pairasse sobre o Pal�cio da Bolsa, que se relacionasse com a liquidez do vinho. Da� surgiram as formas, o tecido, o efeito de vento que quisemos imprimir na sessão fotogr�fica para refor�ar a tal ideia do tecido a pairar no ar�, explica J�lio Waterland, que ainda caracteriza o resultado obtido como �uma imagem vigorosa, de um certo optimismo, que se relaciona com a moda, em termos de �glamour� e fantasia�. A produ��o fotogr�fica acabaria por se realizar no mais nobre dos espaços do Pal�cio da Bolsa, o Sal�o �rabe, sendo precisamente uma das portas do sal�o que surge em fundo na fotografia de Nuno Correia, que contou com p�s-produ��o de Marco Dias e direc��o de arte de Maria Ad�o. �A imagem rompe com os c�nones mais tradicionais que, em Portugal, estáo ainda relacionados com o vinho. Da mesma forma, estabelece manifestos pontos de contacto com outras áreas criativas, neste caso com o mundo da moda�, acentua Nuno Guedes Vaz Pires, director da Ess�ncia do Vinho. �� um exemplo de uma comunica��o mais vanguardista e apelativa do vinho, que seja capaz de atrair novos públicos�, enfatiza. Fonte: CV&A
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2007. Todos os direitos reservados. Optimizado para o IE 5.#, resolu��o 800 x 600 e 16 bits |