Dezoito albufeiras com menos de 40% de água no final de agosto. Barragens do Algarve são as que têm níveis mais baixos

Dezoito albufeiras com menos de 40% de água no final de agosto. Barragens do Algarve são as que têm níveis mais baixos

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava no final de agosto a menor disponibilidade de água, com 18,3%, quando a média se situa nos 62,5%. Esta bacia encontra-se a vermelho.

Dezoito albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de agosto, disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total, enquanto 12 apresentavam valores superiores a 80%, segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

No último dia do mês de agosto e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em uma bacia hidrográfica e uma descida em 11.

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava no final de agosto a menor disponibilidade de água, com 18,3%, quando a média se situa nos 62,5%. Esta bacia encontra-se a vermelho, ou seja, com valores muito abaixo da média.

As bacias do Sado (36,9%), Mira (42%), Oeste (45,2%), Guadiana (50,2%) e Arade (50,7%) também apresentavam no final de agosto menor disponibilidade de água.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), as bacias do Douro (84,1%), do Tejo (76,9%), Cávado (75,9%), Mondego (71,2%), Lima 864,3%) e Ave (53,1%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de agosto.

Os armazenamentos de agosto de 2020 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de agosto (1990/91 a 2018/19), com exceção para as bacias do Sado, Ribeiras do Oeste, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Comente este artigo
Anterior Drones contra incêndios. Factos, logros e interrogações. Afinal o que está a correr mal?
Próximo Açores: Governo antecipa ajudas reclamadas pelos agricultores

Artigos relacionados

Nacional

José Maria da Fonseca renova imagem do Moscatel de Setúbal Alambre 20 anos

O Moscatel de Setúbal Alambre 20 anos, produzido pela José Maria da Fonseca e com a assinatura do enólogo Domingos Soares Franco, […]

Nacional

Há 100 mil euros para startups que tornem a agro-indústria mais “verde”

O EIT Food Accelerator Network pretende ajudar ao crescimento de novas empresas europeias focadas numa actividade agro-alimentar sustentável […]

Nacional

AgroVida maio – UE: recessão histórica grita por orçamento histórico – editorial de Teresa Silveira

A Comissão Europeia (CE) falhou esta quarta-feira, 6 de maio, a apresentação de uma proposta de fundo de recuperação económica […]