Depressões Elsa e Fabien causaram prejuízos de quase 10 milhões no Centro e Norte do país

Números foram avançados à Renascença pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Prazo para entrega de pedidos de ajudas estatais terminou na segunda-feira.

Os prejuízos causados pelas depressões Elsa e Fabien nas regiões Centro e Norte de Portugal continental rondam os 9,4 milhões de euros, avança o Ministério da Agricultura.

Em declarações à Renascença, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, apresenta os dados disponíveis nesta altura, após o fim do prazo para a obtenção de ajudas do Estado, que terminou esta segunda-feira.

“Temos uma ideia que em toda a região Centro se estimam 3,9 milhões de euros [de prejuízos], distribuídos em duas medidas: uma para a reposição do potencial produtivo e outra para a drenagem, desassoreamento e reposição dos solos, com um valor bem mais pequeno. No Norte estima-se que esses prejuízos possam andar em cerca de 5,5 milhões de euros.”

O processo de ajuda estatal segue agora os trâmites normais. A ministra da Agricultura considera que o processo será agora muito rápido.

“As candidaturas sendo apresentadas, validadas e feitos os contratos, todo o processo é muito rápido, desde que – e este é sempre um momento de maior pressão – as candidaturas venham bem instruídas para esta tramitação ser rápida”, sublinha Maria do Céu Albuquerque.

As ajudas podem chegar às contas bancárias ainda durante a Primavera, apurou a Renascença.

Estes danos nas regiões Centro e Norte aconteceram após a passagem das depressões Elsa e Fabien, há cerca de um mês.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Anterior Solving an ancient dairy mystery could help cure modern food ills
Próximo Estudo revela que os pequenos predadores são mais sensíveis a perda de habitats

Artigos relacionados

Últimas

Fórum para a Competitividade avisa que subida do salário mínimo pode causar até 100 mil desempregados

“Novas subidas extraordinárias do salário mínimo, sem medidas significativas de aumento da produtividade, podem traduzir-se em aumentos substanciais do número de desempregados (entre 50 mil e 100 mil), […]

Nacional

Bancos perdoam milhões para garantir continuidade de empresa líder na produção de cogumelos

A banca perdoou cerca de 70% dos créditos da principal empresa do grupo Sousacamp, líder na produção de cogumelos em Portugal. […]

Nacional

Maçã de Carrazeda multiplica nacionalidades nos campos e na escola

A maçã é o epicentro deste fenómeno mais visível na última década, com o aumento da área desta cultura a sorver a mão-de-obra a produções agrícolas vizinhas, […]