Depressões Elsa e Fabien causaram prejuízos de quase 10 milhões no Centro e Norte do país

Números foram avançados à Renascença pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Prazo para entrega de pedidos de ajudas estatais terminou na segunda-feira.

Os prejuízos causados pelas depressões Elsa e Fabien nas regiões Centro e Norte de Portugal continental rondam os 9,4 milhões de euros, avança o Ministério da Agricultura.

Em declarações à Renascença, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, apresenta os dados disponíveis nesta altura, após o fim do prazo para a obtenção de ajudas do Estado, que terminou esta segunda-feira.

“Temos uma ideia que em toda a região Centro se estimam 3,9 milhões de euros [de prejuízos], distribuídos em duas medidas: uma para a reposição do potencial produtivo e outra para a drenagem, desassoreamento e reposição dos solos, com um valor bem mais pequeno. No Norte estima-se que esses prejuízos possam andar em cerca de 5,5 milhões de euros.”

O processo de ajuda estatal segue agora os trâmites normais. A ministra da Agricultura considera que o processo será agora muito rápido.

“As candidaturas sendo apresentadas, validadas e feitos os contratos, todo o processo é muito rápido, desde que – e este é sempre um momento de maior pressão – as candidaturas venham bem instruídas para esta tramitação ser rápida”, sublinha Maria do Céu Albuquerque.

As ajudas podem chegar às contas bancárias ainda durante a Primavera, apurou a Renascença.

Estes danos nas regiões Centro e Norte aconteceram após a passagem das depressões Elsa e Fabien, há cerca de um mês.

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença.

Comente este artigo
Anterior Solving an ancient dairy mystery could help cure modern food ills
Próximo Estudo revela que os pequenos predadores são mais sensíveis a perda de habitats

Artigos relacionados

Comunicados

Reunião da CNA com Ministra da Agricultura

A CNA reuniu hoje, a seu pedido, com a Ministra da Agricultura, como objectivo alertar, mais uma vez, a Senhora Ministra para os graves […]

Dossiers

Avisos Agrícolas 14/08/2020: Vinha, Macieira, Pereira, Nogueira, Batateira e Tomateiro

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Nacional

Portugal Fresh tem inscrições abertas para a Fruit Atttraction

A Portugal Fresh encontra-se a preparar a sua 9ª participação na Fruit Attraction em Madrid, de 22 a 24 de outubro, uma das maiores feiras mundial dedicadas às frutas e legumes e que ganha a cada ano que passa uma maior importância para o setor nacional. […]