Na região Entre Douro e Minho, teve início a campanha de produção e comercialização da batata primor/nova e da cebola temporã. Uma menor oferta valorizou as cotações da cenoura em 40%, alface frisada 20% e lisa 13%. No caso da alface também houve saída de produto para Espanha. A cotação do alho francês teve uma descida em 13%, devido a um aumento da oferta.
Na Beira Litoral, área de mercado Beira Litoral, um excesso de produção desvalorizou as cotações da alface lisa em 16% e frisada 13%.
Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, um aumento da procura valorizou as cotações do tomate “Chucha” médio SP (Saída de Produção) em 295%, “Redondo maduro” grado SP 217%, “Redondo” SP médio 69%, “Redondo” SP grado e “Cherry” SP 39%, “Chucha” SP grado 18%, “Coração de Boi” SP 16%, fava 28%, ervilha “Vagem comestível” 24%, abóbora “Tipo Francesa” 18% e couve “Repolho Tipo Coração” 10%. Por outro lado, uma diminuição da procura e ligeiro aumento da oferta provocaram uma descida nas cotações da alface lisa em 52%, couve “Lombardo” 30% e couve-flor 28%. Também se verificou uma descida nas cotações da curgete em 33%, feijão-verde “Douradinho” 23% e “Largo” 21%, devido a uma diminuição da procura e pior qualidade dos produtos.
Na área de mercado Península de Setúbal, terminou a campanha de produção da batata primor/nova vermelha.
No Alentejo, área de mercado Odemira, a cotação da batata-doce teve uma subida em 14%, devido a uma diminuição na oferta.
No Algarve, área de mercado Algarve, verificou-se uma ligeira descida na cotação da batata primor/nova branca em 10%, pouca oferta e procura, escoamento pontual e concorrência de produto de outros sítios com cotações mais baixas
→ Aceda aqui ao documento ←
https://www.agroportal.pt/cotacoes-produtos-horticolas-11-a-17-de-marco-de-2024/