Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 21 a 27 Janeiro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Verificou-se uma redução das cotações médias nacionais dos borregos de <12 Kg, -16 cêntimos / Kg. Pelo contrário, os borregos de 22-28 Kg (+9 cêntimos / Kg) e de >28 Kg (+3 cêntimos / Kg), apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi relativamente fraca na área de mercado da Guarda e média em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi fraca em Castelo Branco, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda. Redução de cotações dos borregos de <12 Kg (-50 cêntimos / Kg) e de 13-21 Kg (-60 cêntimos / Kg) na Guarda.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e fraca em Viseu, tendo baixado em relação à semana anterior nas duas áreas. Estabilidade de cotações dos borregos nas duas áreas.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi média e a procura fraca. A relação oferta-procura apresenta-se desequilibrada, sendo a oferta superior à procura. Estabilidade generalizada das cotações dos borregos.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas de mercado. Subida de cotações dos borregos de 22-28 Kg (+15 cêntimos / Kg) e >28 Kg (+20 cêntimos / Kg) e descida dos de 13-21 Kg (-20 cêntimos / Kg) em Évora; em Beja deu-se uma diminuição dos borregos de 13-21 e de >28 Kg (-10 cêntimos / Kg); em Estremoz aumentaram os borregos de 22-28 Kg (+25 cêntimos / Kg).

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram relativamente fracas. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg sofreu um novo decréscimo em relação à semana anterior na região da Beira Interior, -17 cêntimos / Kg; estabilidade destes animais na Beira Litoral e em Trás-os-Montes.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado da Cova da Beira e relativamente fraca na Guarda e na Sertã; a procura foi fraca na Cova da Beira e na Sertã e média na Guarda. Redução de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg na Guarda (-50 cêntimos / Kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e fraca em Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e fraca em Viseu. Estabilidade de cotações dos cabritos nas duas áreas.

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi relativamente fraca e a procura fraca. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e média no Alentejo Norte; a procura foi fraca nas duas áreas referidas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações .

Anterior Agricultores podem ficar com “corda na garganta” devido à falta de chuva
Próximo Top 5 dos eventos mais lidos em 2018 no Agroportal

Artigos relacionados

Notícias meteorologia

Vento e risco de Incêndio.

Vento e risco de incêndio em subida nesta 4ª e 5ª feira.
Amanhã ao fim do dia uma frente fria deverá injectar uma massa de ar mais fresca, […]

Últimas

Fundo Florestal Permanente dá 10.000 euros para combater vespa asiática em Oleiros

O Município de Oleiros viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de vespa velutina, também conhecida por asiática, […]

Sugeridas

PDR2020: Restabelecimento do Potencial Produtivo

Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (14º Concurso)
Aberto de 6 de Agosto de 2019 às 00:00 a 15 de Setembro de 2019 às 23:59 […]