Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 21 a 27 Janeiro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Verificou-se uma redução das cotações médias nacionais dos borregos de <12 Kg, -16 cêntimos / Kg. Pelo contrário, os borregos de 22-28 Kg (+9 cêntimos / Kg) e de >28 Kg (+3 cêntimos / Kg), apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi relativamente fraca na área de mercado da Guarda e média em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi fraca em Castelo Branco, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda. Redução de cotações dos borregos de <12 Kg (-50 cêntimos / Kg) e de 13-21 Kg (-60 cêntimos / Kg) na Guarda.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e relativamente fraca em Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e fraca em Viseu, tendo baixado em relação à semana anterior nas duas áreas. Estabilidade de cotações dos borregos nas duas áreas.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi média e a procura fraca. A relação oferta-procura apresenta-se desequilibrada, sendo a oferta superior à procura. Estabilidade generalizada das cotações dos borregos.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas de mercado. Subida de cotações dos borregos de 22-28 Kg (+15 cêntimos / Kg) e >28 Kg (+20 cêntimos / Kg) e descida dos de 13-21 Kg (-20 cêntimos / Kg) em Évora; em Beja deu-se uma diminuição dos borregos de 13-21 e de >28 Kg (-10 cêntimos / Kg); em Estremoz aumentaram os borregos de 22-28 Kg (+25 cêntimos / Kg).

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram relativamente fracas. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg sofreu um novo decréscimo em relação à semana anterior na região da Beira Interior, -17 cêntimos / Kg; estabilidade destes animais na Beira Litoral e em Trás-os-Montes.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado da Cova da Beira e relativamente fraca na Guarda e na Sertã; a procura foi fraca na Cova da Beira e na Sertã e média na Guarda. Redução de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg na Guarda (-50 cêntimos / Kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e fraca em Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e fraca em Viseu. Estabilidade de cotações dos cabritos nas duas áreas.

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi relativamente fraca e a procura fraca. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e média no Alentejo Norte; a procura foi fraca nas duas áreas referidas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 21 a 27 Janeiro 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Agricultores podem ficar com “corda na garganta” devido à falta de chuva
Próximo Top 5 dos eventos mais lidos em 2018 no Agroportal

Artigos relacionados

Dossiers

Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes – 2 de Julho 2018 – Coimbra

No dia 2 de julho, terça-feira, a partir das 10 horas, o Instituto Pedro Nunes (IPN) promove, no Auditório do Edifício D, o workshop “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite e Sensores Inteligentes” no âmbito do programa europeu INNOACE. A formação, que se destina preferencialmente a produtores, empresários e alunos universitários, […]

Nacional

Lidl. Exportações de frutas e legumes nacionais sobem 13%

[Fonte: Dinheiro Vivo]
O Lidl está ainda a estudar a introdução de quatro novos produtos hortofrutícolas na oferta para as 10 mil lojas europeias da cadeia alemã
O Lidl Portugal exportou o ano passado 15 mil toneladas de frutas e legumes nacionais para as lojas da cadeia no mercado europeu, […]

Notícias PAC pós 2020

G. Tejerina: “la PAC ha desaparecido de la agenda del Gobierno socialista”

[Fonte: Agropopular – UE]
Isabel García Tejerina, en una emisión en AGROPOPULAR
La candidata del Partido Popular (PP) al Congreso por Valladolid y ex- ministra de Agricultura, Isabel García Tejerina, ha señalado que “la Política Agraria Común (PAC) ha desaparecido de la agenda del Gobierno socialista y no es una prioridad para el presidente Pedro Sánchez”. […]