Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 17 a 23 Junho 2019

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Verificou-se um ligeiro decréscimo de cotações dos borregos de 22-28 Kg (-3 cêntimos / Kg) em relação à semana anterior; estabilidade dos borregos de <12 Kg e de >28 Kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi relativamente fraca na área de mercado de Castelo Branco e média na Cova da Beira e na Guarda; a procura foi relativamente fraca em Castelo Branco, média na Guarda e animada na Cova da Beira. Estabilidade generalizada de cotações.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi muito fraca em Coimbra e média em Viseu. Subida da cotação mín. dos borregos de <12 Kg em Coimbra (+20 cêntimos / Kg) e das cot. mín. (+50 cêntimos / Kg) e +freq. (+25 cêntimos / Kg) em Viseu.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de borrego foram médias. Estabilidade de cotações dos borregos de todas as classes de peso.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média nas 6 áreas de mercado referidas.

Em Évora deu-se uma subida de cotações dos borregos de 13-21 Kg (+20 cêntimos / Kg) e um ligeiro decréscimo dos borregos de 22-28 Kg (-5 cêntimos / Kg).

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram médias, tendo a procura aumentado em relação à semana anterior, com a quadra festiva dos Santos Populares. Subida de cotações dos borregos de <12 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg apresentou um acréscimo em relação à semana anterior na região de Trás-os-Montes (+50 cêntimos / Kg); estabilidade destes animais na Beira Interior e na Beira Litoral.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas áreas de mercado da Cova da Beira e Sertã e média na Guarda; a procura foi relativamente fraca na Sertã, média na Guarda e relativamente animada na Cova da Beira. Apesar da aproximação do São João, uma das épocas tradicionais de consumo desta carne, as cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta e a procura de cabrito foram muito fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Coimbra e Viseu. Estabilidade generalizada de cotações nas duas áreas referidas, quer no que se refere aos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg (Viseu), quer aos animais adultos.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram médias, tendo ambas aumentado em relação à semana anterior, o que se ficou a dever à passagem da quadra dos Santos Populares, nomeadamente o São João. Subida de cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +50 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e média no Alentejo Norte; a procura foi fraca nas duas áreas referidas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 17 a 23 Junho 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior Agricultores criticam Governo pelo fim dos apoios ao olival em Alqueva
Próximo PSD tem condições para aprovar proposta sobre terras sem dono conhecido

Artigos relacionados

Comunicados

APED sensibiliza consumidores para o consumo de batata nacional

Distribuição associa-se à campanha lançada pela PORBATATA […]

Dossiers

Sin variaciones en el mercado de las frutas

[Fonte: Agropopular – Cotações]

En el mercado de las frutas, tampoco se han registrado cambios en la última semana del año y en la Lonja del Ebro repitieron las manzanas entre 45 céntimos de euro de la Golden Delicius y Royal Gala. […]

Notícias PAC pós 2020

Cantabria convoca ya las ayudas europeas de la PAC incluidas en la solicitud única para 2019

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
La Consejería de Medio Rural, Pesca y Alimentación ha publicado este viernes 11 en el Boletín Oficial de Cantabria (BOC) las ayudas europeas de la Política Agraria Común (PAC) comprendidas en la solicitud única para 2019. […]