Em Trás-os-Montes, área de mercado Chaves, teve início a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia”.
Em Entre Douro e Minho, terminou a campanha de produção e comercialização do mirtilo biológico.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, chegou ao fim a campanha de produção e comercialização da ameixa “Fortune”.
No Ribatejo Oeste, área de mercado Oeste, terminou a campanha de produção e comercialização da ameixa “Larry Ann” e “Songold”. Verificou-se uma subida nas cotações da maçã “Royal Gala” calibre 70-75 em 14%, devido a uma menor oferta, boa qualidade e à valorização deste calibre.
Na área de mercado Península de Setúbal, terminou a campanha de produção e comercialização do morango convencional grado e do biológico.
No Alentejo, área de mercado Portalegre, as altas temperaturas de setembro e outubro e alguma humidade foram propícias ao desenvolvimento de fungos que afetaram a produção de castanha com uma quebra acentuada. Verificou-se uma menor oferta e uma maior procura com uma subida das cotações em 17%.
Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Bragança, está a decorrer a campanha de produção e comercialização da noz “Franquette. A precipitação tem
dificultado a apanha da noz e a secagem tornou-se mais demorada..
Na área de mercado Douro, continua a campanha de produção e comercialização da amêndoa, com uma pequena diminuição no volume de transações, cotações sem alteração significativas.
Na Beira Litoral, área de mercado Viseu, continua a campanha de produção e comercialização da avelã. Cotações estáveis.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca. Manutenção das cotações. Forte influência dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.