Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Região Centro

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Litoral Centro e Dão-Lafões. A procura e o consumo de frango diminuíram em relação à semana anterior nas duas áreas, o que é normal para a época.

Litoral Centro

No Litoral Centro as vendas para o mercado externo também baixaram um pouco, tornando-se excedentária a oferta de frango das classes de peso mais elevadas.

Em Dão-Lafões verificaram-se alguns acréscimos ao nível das cot. mín. ou máx. do frango abatido, +1 a +10 cêntimos / Kg.

Estabilidade do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. Ligeiro decréscimo das galinhas vivas semi-pesadas nas duas áreas, uma vez que a oferta aumentou um pouco em relação à semana anterior, com a passagem da Páscoa.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura foram médias. Esta semana as cotações do frango e do peru, vivos e abatidos e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, mantiveram-se novamente estáveis.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

No caso dos ovos a peso a estabilidade é pela 12ª semana consecutiva e dos ovos classificados pela 10ª semana.

Centro

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e animada em Dão-Lafões.

A procura diminuiu com a passagem da Páscoa no Litoral Centro. Ligeiro decréscimo das cotações mín. dos ovos classificados em ovotermo da classe de peso L e em cartão e ovotermo da classe XL no Litoral Centro, -3 a -5 cêntimos / dúzia.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura foi média. As cotações dos ovos, quer na produção, quer classificados, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de aquisição de máquinas agrícolas
Próximo MechSmart Forages promove Dia de Campo

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Enólogo Estagiário – Minho

A Quinta de Amares – Vinicultura, Lda, empresa sediada na Região dos Vinhos Verdes, procura Enólogo (a) / Enólogo (a) Estagiário (a). […]

Dossiers

Consumo de vinho aumentou “acentuadamente” durante o confinamento decorrente da pandemia

A European Association of Wine Economists (EuAWE) e a Cátedra Wine and Spirits do INSEEC, da Universidade de Bordéus, realizaram um inquérito […]

Sugeridas

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Março de 2020

As previsões agrícolas, em 29 de fevereiro, apontam para um aumento significativo (+45%) da produção de azeite face à campanha anterior […]