Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Região Centro

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Litoral Centro e Dão-Lafões. A procura e o consumo de frango diminuíram em relação à semana anterior nas duas áreas, o que é normal para a época.

Litoral Centro

No Litoral Centro as vendas para o mercado externo também baixaram um pouco, tornando-se excedentária a oferta de frango das classes de peso mais elevadas.

Em Dão-Lafões verificaram-se alguns acréscimos ao nível das cot. mín. ou máx. do frango abatido, +1 a +10 cêntimos / Kg.

Estabilidade do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. Ligeiro decréscimo das galinhas vivas semi-pesadas nas duas áreas, uma vez que a oferta aumentou um pouco em relação à semana anterior, com a passagem da Páscoa.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura foram médias. Esta semana as cotações do frango e do peru, vivos e abatidos e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, mantiveram-se novamente estáveis.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

No caso dos ovos a peso a estabilidade é pela 12ª semana consecutiva e dos ovos classificados pela 10ª semana.

Centro

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e animada em Dão-Lafões.

A procura diminuiu com a passagem da Páscoa no Litoral Centro. Ligeiro decréscimo das cotações mín. dos ovos classificados em ovotermo da classe de peso L e em cartão e ovotermo da classe XL no Litoral Centro, -3 a -5 cêntimos / dúzia.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura foi média. As cotações dos ovos, quer na produção, quer classificados, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Anterior BPI e John Deere renovam parceria para financiamento de aquisição de máquinas agrícolas
Próximo MechSmart Forages promove Dia de Campo

Artigos relacionados

Nacional

Governo recua na taxa sobre madeireiros e celuloses

Autorização legislativa dada no OE19 nunca foi usada e proposta do OE20 não a repete. Ministério do Ambiente diz que taxa de “conservação dos […]

Sugeridas

Oferta de Emprego – Engenheiro Agrónomo (M/F) – Montijo

Somos uma empresa ligada a floricultura, e atuamos em diversos sectores de actividades, todos relacionados com a produção e comercio de flores ornamentais. […]

Ofertas

Oferta de Emprego – Técnico Agroflorestal

Encontra-se aberto concurso para 1 técnico agroflorestal para o desenvolvimento de funções em projetos nacionais e de cooperação europeia, na Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), […]