O BPI e a John Deere renovaram recentemente o seu protocolo de colaboração. Este protocolo entre as duas empresas visa «facilitar o financiamento da aquisição de máquinas e alfaias agrícolas da marca norte-americana, apoiando os agricultores portugueses nos seus investimentos destinados à modernização da produção agrícola», explica um comunicado do BPI.
Segundo o comunicado, «no âmbito desta parceria, nos últimos cinco anos, foi apoiada a aquisição de 1.734 tractores, correspondentes a um montante global de financiamento de 72,5 milhões de euros». É também referido que, «em 2018, foram vendidos 605 tractores novos da John Deere em Portugal», que esta empresa «lidera as vendas de tractores do segmento de mais de 100 cavalos» no País e que «pretende prosseguir a sua trajectória de sucesso e continuar a apostar nas culturas de elevado valor, na agricultura de precisão e no aproveitamento dos projectos de regadio do Alqueva».
Quanto ao BPI, indica-se que, em 2018, «continuou a consolidar a sua posição no apoio à agricultura, contribuindo para a inovação e internacionalização do sector, disponibilizando uma oferta diversificada de soluções adequadas às necessidades destas empresas e mantendo a liderança nas principais linhas de crédito para o apoio aos agricultores». À data de 31 de Janeiro de 2019, esta entidade bancária registava o primeiro lugar no «número total acumulado de garantias» emitidas pela sociedade de garantia mútua Agrogarante, «com uma quota de 23%», e, na campanha agrícola de 2018, detinha o primeiro lugar no «número total de pedidos de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP e validados pela CAP, com uma quota de 55%», de acordo com dados até 22 de Novembro de 2018.
O BPI detinha ainda, à data de 31 de Outubro de 2018, relativamente à campanha agrícola de 2018, o primeiro lugar no «montante total de crédito na campanha concedido ao abrigo da Linha IFAP Curto Prazo, aos sectores da agricultura, pecuária e silvicultura, com uma quota de 63%». Por fim, o comunicado sublinha que o BPI vai patrocinar a oitava edição do Prémio Nacional de Agricultura e que vai continuar a apoiar iniciativas associadas à agricultura, como a Ovibeja e a Feira Nacional da Agricultura, entre outras.