Aves
Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango vivo (de 1,8 kg), do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), do peru vivo (de 14 a 15 kg) e do peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), voltaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.
Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura relativamente animada. Esta semana registou-se um aumento da oferta de frango em relação à semana anterior, começando a existir frango das classes de peso mais elevadas em número suficiente, não sendo necessário recorrer ao mercado externo para comprar peças de peito. No que se refere às cotações na produção ocorreu uma descida das galinhas vivas semipesadas (-7 cêntimos / kg) e um acréscimo das pesadas (+2 cêntimos / kg). No grossista o frango abatido de 900-1100 g regista uma subida da cot. +freq. (+5 cêntimos / kg) e uma redução da cot. mín. (-24 cêntimos / kg), o mesmo acontecendo à cot. mín. do frango de 700-900 g. Verificou-se ainda um decréscimo das cot. máx. do frango abatido de 1100-1300 g e do peito de frango (-10 cêntimos / kg em ambos os casos) e ainda da
perna de frango (-20 cêntimos / kg).
Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango
foram médias e equilibradas. Estabilidade generalizada de cotações.
Ovos
Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos de gaiola na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados (ovotermo) das classes de peso L e M voltaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.
Na Beira Litoral a oferta foi abundante nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura foi animada no Litoral Centro e muito animada em Dão-Lafões. A procura aumentou nas últimas semanas com o regresso às aulas. Em Dão-Lafões a procura voltou a aumentar esta semana.
A oferta de ovo classificado das classes de peso L e XL é insuficiente e a de ovo M é abundante, ao passo que a de ovo S é excedentária pois não há procura. No Litoral Centro a oferta de ovo da classe L começa a ser suficiente e a de ovo M é também abundante, enquanto a de ovo XL é escassa. Esta semana voltaram a não se registar quaisquer alterações de cotações nas duas áreas referidas para os ovos de gaiola na produção e classificados e para os ovos classificados de solo e de ar livre.
No Ribatejo e Oeste na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. As cotações mantiveram-se estáveis.