Coruche – Observatório do Sobreiro e da Cortiça acolheu debate sobre Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Rurais

Com o objetivo de divulgar o Projeto RUSDELA e estimular o interesse sobre sustentabilidade, inovação social e economia verde junto dos intervenientes das comunidades, a Sociedade Portuguesa de Inovação em colaboração com a Câmara Municipal de Coruche, apresentou no passado dia 18 de janeiro no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, o workshop “RUSDELA – Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Rurais”.

Este projeto cofinanciado pela Comissão Europeia expresso num consórcio internacional de sete entidades e seis países da Europa (Hungria, Bulgária, Itália, Grécia, Espanha e Portugal), pretende criar uma nova metodologia e base de conhecimento sobre sustentabilidade e desenvolvimento rural para os decisores e figuras-chave de pequenas comunidades rurais na Europa.

É neste enquadramento que este projeto está a desenvolver um Toolkit que apresenta um conjunto de ferramentas e metodologias de forma a atender aos desafios práticos que as comunidades rurais enfrentam no seu trabalho diário e com isso aumentar o seu bem-estar.

Estes quatro temas – desenvolvimento rural sustentável, agroecologia, transportes/mobilidade sustentável e resiliência/mudanças nas comunidades (que são comuns a todas as comunidades rurais dos países do consórcio), irão servir de base para o desenvolvimento deste Toolkit, i.e. um dossier de conteúdos e casos práticos que irá ser disponibilizado gratuitamente na plataforma online www.rusdelaproject.eu, para servir de base de discussão à comunidade, com o objetivo de promover uma aprendizagem acessível e uma consulta pública facilitada.

O workshop contou também com a participação de Frederico Lucas, Diretor Executivo da Associação Portuguesa de Marketing Rural e Agronegócio e Coordenador do Programa Novos Povoadores que realizou uma apresentação sobre o desenvolvimento sustentável em comunidades rurais.

Estes workshops tipo já foram igualmente apresentados em países parceiros do consórcio como a Itália, Hungria e Grécia. Coruche foi um dos locais escolhido pelas características e identidade do seu território.

Comente este artigo
Anterior Oferta de Emprego - Mercadona - Porto
Próximo Divulgação de Vídeos sobre alfarrobeira, o medronheiro e a figueira-da-índia

Artigos relacionados

Nacional

Ministérios do Ambiente e Agricultura criam plano de avaliação das bacias hídricas do Alentejo

A elaboração das bases do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo já foram publicadas em Diário da República. […]

Nacional

Novo Comissário da Agricultura estabelece compromissos

O indigitado Comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski, esteve presente no Parlamento Europeu para responder […]

Notícias PAC pós 2020

Fenareg defende prioridade da modernização de regadios na PAC pós 2020

Num momento em que decorrem as negociações das propostas de reforma da PAC (Política Agrícola Comum) e do respectivo orçamento, os países do Sul da Europa devem concertar posições para defender apoios ao investimento no regadio e na modernização das infraestruturas de rega, […]