Só há uma forma de travar que a escalada de preços atinja fortemente as famílias portuguesas: baixar o IVA dos bens essenciais. O Primeiro-Ministro tem de ter coragem, porque o país não está preparado para o que aí vem.
Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, Pedro Soares dos Santos, presidente da Administração do Grupo Jerónimo Martins, considera que o maior desafio que existe neste momento para agricultores, produtores, retalhistas e governo, é evitar os impactos da escalada da inflação nas famílias. E só há uma solução: cortar o IVA.
Lembra que o problema é de todos e que o bom senso tem de estar em todos. Dá como exemplo o caso da Polónia, onde a decisão de reduzir o IVA já trouxe impactos positivos, mas também admite que em Portugal o Estado possa não ter robustez económica para que isso aconteça, porque o país ainda não saiu da crise de 2011.
O presidente do Grupo Jerónimo Martins diz que é preciso ter um sentido patriótico e está disponível para sacrificar margens. Nesta opção de não abandonar os consumidores quando mais precisam, […]